A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Comando de Ensino da Polícia Militar (CEPM) tornaram público o Edital n.º 001/2023-CEPM, que normatiza o processo seletivo de 2024. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet e o prazo para se inscrever vai até o dia 31 de outubro. 

Muitas famílias de municípios do Entorno querem seus filhos matriculados nos colégios militares tanto pela disciplina quanto pela segurança que garantem à região. Resultados de estudos recentes mostram, ainda, que o desempenho de alunos de colégios militares é superior ao daqueles matriculados em escolas públicas regulares. Para que se tenha ideia, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a média das escolas públicas nas séries finais do ensino fundamental foi de 4,1; nos colégios militares foi de 6,5. 

De acordo com o Coronel Luciano Souza Magalhães, Comandante de Ensino da Polícia Militar, o CPMG é um programa de parceria da Polícia Militar do Estado de Goiás com a Secretaria de Estado da Educação. “Os nossos professores e a equipe pedagógica das nossas unidades são compostas por servidores da própria Secretaria de Estado da Educação. O que nos diferencia é a presença da Polícia Militar dentro das unidades, assim como a gestão das mesmas. A partir do momento em que um colégio militar é implantado, o diretor passa a ser um oficial da Polícia Militar”, explicou o comandante.

As listas dos candidatos sorteados serão divulgadas após a realização do sorteio pelo YouTube. Foto: CPMG

Segundo ele, de fato, as escolas militares vêm colhendo bons resultados. “A cada ano temos melhorado um pouco mais, principalmente a questão da gestão, por ser exercida por um oficial da PM, que é um gestor que passou por um curso de formação de oficiais na academia e tem condições de exercer a função. A gestão, aliás, é um ponto sensível do nosso programa educacional. Outro aspecto é a própria disciplina, que está diretamente ligada aos resultados. Quando eu tenho um ambiente disciplinado, em que o professor tem plenas condições de exercer o seu trabalho e sua vocação dentro de sala de aula, isso reflete no bom resultado. Talvez seja esse o principal ponto forte do nosso programa CPMG, que é permitir aos nossos policiais militares oferecerem plenas condições aos professores dentro e fora de sala de aula, para que ministrem os conteúdos”, enfatizou.

Coronel Luciano Magalhães: “A gestão, a disciplina e a valorização são realmente as bases que sustentam o programa CPMG”. Foto: CPMG

Por fim, o comandante destacou que a valorização é essencial, assim como a missão de resgatar valores cívicos e patrióticos, mas, principalmente, o valor do docente. “O professor passou a não ter o respeito e a valorização que ele precisa ter dentro de sala de aula. E isso a gente resgata cotidianamente com os nossos alunos, mostrando a importância e colocando o professor como um verdadeiro protagonista junto aos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. A gestão, a disciplina e a valorização são realmente as bases que sustentam o programa CPMG”, finalizou o Coronel Luciano.

Estudos demonstram redução da violência 

A monografia de Denise Brasil Menezes para o curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, pela Universidade de Brasília (UnB), enfatiza a importância da disciplina existente em um Colégio Militar, em Goiás, como fator de redução da violação dos direitos humanos. A autora constatou o vínculo existente entre a hierarquia e disciplina e a não violência na escola, bem como a redução da violência na sociedade local. 

A intervenção foi realizada em uma unidade de ensino da PM, o Colégio da Polícia Militar Fernando Pessoa (CPMG), em Valparaíso de Goiás. Para a execução do estudo, foi aplicado um questionário para os alunos e professores com o objetivo de descobrir as opiniões relativas à hierarquia e disciplina aplicadas no colégio e sua correlação com a não violência na escola.

Sorteio será transmitido pelo YouTube 

Cada candidato poderá se inscrever somente uma vez, ficando vedada a inscrição em duas ou mais unidades, sob pena de desclassificação. A instituição informou também que as listas dos candidatos sorteados serão divulgadas logo após a realização do sorteio pelo link: cepmgo.gr8.com.br. 

O sorteio será digital e transmitido ao vivo por meio de lives no Canal do Comando de Ensino no YouTube. O Comando também vai realizar lives individualizadas para cada CEPMG. Vale ressaltar que a data e o horário do sorteio de cada unidade foram definidos em ordem alfabética, conforme relação divulgada no edital. O período para sortear os candidatos vai de 6 a 10 de novembro.