Cristiomário Medeiros, prefeito de Planaltina de Goiás, é eleito presidente da AMAB

20 fevereiro 2025 às 14h24

COMPARTILHAR
A eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) não teve surpresas e nem uma “disputa” propriamente dita, já que havia apenas uma chapa pleiteando a liderança da associação, responsável por cuidar dos interesses de 33 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).
O evento contou com a presença do deputado estadual André do Premium (Avante) e dos deputados federais Célio Silveira (MDB) e Lêda Borges (PSDB), além de vários prefeitos da Região Metropolitana do Entorno (RME) e da Ride, como Cristiomário Medeiros (PP), de Planaltina de Goiás, eleito o novo presidente da AMAB; Dr. Luís Otávio (PL), de Cristalina; Simone Ribeiro (PL), de Formosa; Diego Sorgatto (UB), de Luziânia; Altran Avelar (UB), de Flores de Goiás; Jacó Rotta (PL), de Cabeceiras; e Virginia Castro (PP), de Água Fria, entre outros.
Com a eleição, a diretoria da AMAB para o período 2025-2027 será, então, composta pelo prefeito de Planaltina, Cristiomário Medeiros, na presidência; o prefeito de Cocalzinho, Alessandro Barcelos (UB), como vice-presidente; o prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB), como tesoureiro; e a prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Jessica do Premium (UB), como secretária-geral.
Do transporte à geração de empregos
Segundo Cristiomário, a AMAB deverá, entre suas ações, cobrar por uma maior qualidade do transporte público coletivo interestadual. “A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mantém empresas operadoras há anos somente na base de concessões e autorizações precárias, sem que haja licitação. E quando há um processo licitatório, é possível exigir uma qualidade melhor. É algo que precisamos discutir”, reflete. “Podemos buscar o Ministério Público, para que haja uma cobrança maior nesse sentido. Afinal, os passageiros reclamam muito das más condições do transporte”.
Na saúde, o novo presidente da associação pretende melhorar a interlocução com o DF em relação aos pacientes que se deslocam de Valparaíso à região administrativa de Santa Maria, em busca de tratamento. “Queremos oficializar essa parceria, ampliar essa pactuação, para que, nas situações em que o Entorno não tiver condições de abarcar, o DF possa assumir esses casos”, afirma.
A capacitação profissional é outro aspecto a ser trabalhado no âmbito da articulação da AMAB junto ao GDF, de acordo com Cristiomário. A ideia é investir na formação de pessoal no Entorno, para atendimento à demanda por mão de obra no Distrito Federal. “Essa capacitação poderá vir com apoio de uma associação comercial, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do GDF ou de entidades do Sistema S”, sugere. “Queremos qualificar melhor os nossos trabalhadores, para que haja um aumento na oferta de emprego para pessoas da nossa região”.

Cooperação com a Sudeco
Durante a gestão de Pábio Mossoró, a AMAB havia firmado um termo de cooperação técnica com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e conquistou uma cadeira no Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride), ambas as medidas voltadas a fortalecer a associação no atendimento às demandas dos municípios.
Sobre isso, Cristiomário informa que, ao longo do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, ocorrido na última semana em Brasília, ele esteve reunido com diretores da Sudeco e anunciou que haverá um novo representante da AMAB no Coaride: provavelmente, o prefeito Lulinha (PP), de Cidade Ocidental. “É muito importante darmos continuidade a esses projetos que temos com a Sudeco. A ideia é manter todo o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo Pábio Mossoró, pela diretoria anterior, até porque eu fazia parte dessa diretoria, e tentar realmente avançar naquilo que não tivemos tempo ou condições”, afirma.
Atuação política
De acordo com ele, a AMAB também deverá atuar politicamente, com a proximidade das eleições de 2026, mas não em favor de siglas ou coligações, já que se trata de uma entidade apartidária.
O objetivo, neste caso, é que um representante do Entorno componha a chapa majoritária com Daniel Vilela (MDB), atual vice-governador, que deverá disputar o governo de Goiás no próximo ano, com apoio do governador Ronaldo Caiado (UB). “O Entorno precisa estar presente! Acredito que a hora é agora”, ressalta Cristiomário. “Foi o Entorno que garantiu que não houvesse segundo turno na última eleição para governador e o próprio Caiado reconhece isso. A região precisa ser considerada nessa composição”, conclui.
Leia também:
Eleições na AMAB: lideranças articulam em torno do nome de Cristiomário Medeiros