Políticos do Entorno lançam em Brasília campanha por melhorias no transporte coletivo

21 novembro 2023 às 16h47

COMPARTILHAR
Uma mobilização ontem chamou a atenção por quem passava pela Rodoviária do Plano Piloto, na Plataforma D. O local, de onde partem as linhas interestaduais em direção a municípios goianos vizinhos ao Distrito Federal, foi palco do lançamento oficial de uma campanha que visa mudar a gestão do sistema de transporte e a tarifação, nos deslocamentos entre cidades do Entorno e o DF.
Estiveram presentes os prefeitos Aleandro Caldato, de Santo Antônio do Descoberto; e José Diniz, de Abadiânia; além do vice-prefeito de Planaltina de Goiás, Zezinho do Planalto. Também compareceram secretários municipais, como Gabriel Fidelis de Luziânia, Rivadávia Neto de Cidade Ocidental e Iremar Ferreira de Cocalzinho de Goiás, acompanhado do superintendente de Administração de Girassol, Marco Polo. Outra que marcou presença foi a secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDFGO), Caroline Fleury.
Todos se empenharam em recolher assinaturas em prol da resolução de problemas urgentes relacionados ao transporte público coletivo na Região Metropolitana do Entorno (RME), tendo em vista, principalmente, o iminente aumento nas tarifas, anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fevereiro do ano que vem.
Vale lembrar que, nos últimos meses já houve incrementos tarifários significativos no transporte interestadual, com acréscimo de 12% em março e 15% em agosto, agravando a situação para os usuários do serviço.

Sensibilização e diálogo
Entre as principais reivindicações da mobilização, estão a governança do transporte pelos governos do DF, de Goiás e da União; a integração multimodal eficiente, confortável e segura; o estudo técnico sobre mobilidade urbana e tarifa; e o grupo de estudo para o passe livre estudantil.
Para Rivadávia Neto, a iniciativa é extraordinária: “Seguiremos em frente, firmes na missão em Cidade Ocidental”. Já Aleandro Caldato frisa que essa ação é urgente e necessária diante do caro e desconfortável transporte disponibilizado à população. “É um apelo que nós, prefeitos, com a secretaria, estamos fazendo para a ANTT, a fim de que tome providências e resolva de uma vez por todas essa situação que causa tanto caos”, pontua.

Caroline Fleuty, por sua vez, reconhece que a qualidade do transporte deixa a desejar, atingindo pessoas que dependem dele diariamente. “A campanha é uma forma de sensibilização e diálogo para evidenciar o grande número de cidadãos impactados”, observa.
O vice-prefeito de Planaltina de Goiás completa: “Nossa união é por um transporte melhor e mais digno para os usuários que se deslocam para Brasília”.
Documento disponível online
A campanha de abaixo-assinado continua ao longo da semana pelas cidades do Entorno, conduzida pelas equipes municipais. A meta é alcançar 10 mil assinaturas.
Para maior comodidade, o documento também está disponível online. Basta clicar no link e preencher o formulário.