Izalci Lucas aposta em sua trajetória consolidada para crescer na disputa pelo GDF em 2026

08 abril 2025 às 14h44

COMPARTILHAR
O cenário político do Distrito Federal para as eleições de 2026 começa a se movimentar e uma pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas revelou os nomes mais citados na corrida pelo Palácio do Buriti.
Entre os pré-candidatos, aparece o senador Izalci Lucas (PL), com 11,3% das intenções de voto. Mesmo atrás da vice-governadora Celina Leão (PP), que lidera o levantamento, o parlamentar aposta em uma estratégia baseada no contato direto com a população e em sua trajetória consolidada, para ampliar sua presença entre os eleitores nos próximos meses.
Com uma atuação reconhecida nas áreas de educação, ciência e tecnologia, Izalci Lucas Ferreira é contador, professor e político filiado ao Partido Liberal (PL). Foi eleito senador pelo Distrito Federal em 2018, após exercer mandatos como deputado distrital (2002) e federal (2010 e 2014), além de ter ocupado a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF.
No Congresso, foi um dos autores da Emenda Constitucional 85 (conhecida como PEC da Inovação) e participou da elaboração do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo atuado em comissões de destaque nas áreas de educação, orçamento e fiscalização.
Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, o senador afirmou que sua pré-candidatura ao governo do DF é firme e que não existe “plano B”. Ele observa que, embora Celina Leão tenha sido lançada como pré-candidata, ela enfrenta dificuldades para ampliar sua popularidade. Para Izalci, esse contexto abre espaço para uma candidatura competitiva. Ele também destaca que, por conhecer profundamente os desafios da educação no DF, poderá transformar sua experiência legislativa em políticas públicas concretas, aproveitando a estrutura administrativa singular da capital para implementar mudanças eficazes.
Paulo Henrique Magdalena – Senador, o senhor aparece com 11,3% das intenções de voto na pesquisa do Instituto Paraná. Como interpreta esse resultado e se, em sua avaliação, há espaço para crescer até 2026?
Izalci Lucas – Acredito que há espaço para crescimento até 2026, quando haverá eleição. Estou trabalhando ativamente neste projeto, visitando casas e me apresentando para as pessoas que ainda não me conhecem. Essa abordagem pessoal tem potencial para aumentar meu reconhecimento e, consequentemente, minhas intenções de voto.

Paulo Henrique Magdalena – O senhor tem um histórico ligado à defesa da educação e à atuação no Congresso. Como pretende transformar essa experiência legislativa em propostas concretas para o Executivo local, caso decida disputar o governo do DF?
Izalci Lucas – A educação no Distrito Federal, com a estrutura da nossa região, facilita a implementação de políticas públicas. Ao contrário de outros estados, onde é preciso envolver vários prefeitos para aprovar medidas, aqui no DF o governador também exerce a função de prefeito, o que torna o processo mais simples.
Por exemplo, quando falamos da formação dos professores, o GDF tem condições de atuar por meio de sua universidade. Mesmo em setores que são de competência dos municípios, como a formação profissional e a alfabetização – que é hoje o nosso maior gargalo –, o governador pode criar e implementar políticas públicas eficazes para enfrentar esses desafios.
Paulo Henrique Magdalena – A pesquisa mostra Celina Leão na dianteira, com ampla vantagem. O senhor vê espaço para uma aliança no campo da direita ou o projeto é mesmo de candidatura própria e competitiva até o fim?
Izalci Lucas – Quero deixar clara a minha posição: a minha intenção é concorrer ao governo e não existe um ‘plano B’. Desde o início, o projeto sempre foi ter uma candidatura própria. A vice-governadora Celina já foi lançada como candidata, mas tem enfrentado dificuldades para aumentar sua popularidade e carrega uma rejeição considerável. Isso só reforça a minha convicção de que a minha candidatura tem chances reais de sucesso.
Leia também:
Izalci Lucas e Celina Leão querem apoio de Bolsonaro pra disputar governo do DF