Atletas de Abadiânia conquistam medalhas em Panamericano de karatê, no México
06 setembro 2024 às 11h47
COMPARTILHAR
Os atletas Denir Silva, Denir Filho, Relbert Wanderson e Dheynifer Silva representaram, com louvor, o município de Abadiânia no X Campeonato Continental de Karatê SKIF América, Panamericano de karatê, realizado em Querétaro, no México. A equipe terminou sua participação conquistando quatro medalhas: uma de ouro e três de prata.
Nascido em Abadiânia, cidade da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), o karateca Denir Silva, 43 anos, garantiu, para a Seleção Brasileira de Karatê, uma medalha de ouro por equipe na categoria Kumite, em cima dos donos da casa. “Não foi um campeonato fácil para a nossa equipe, que disputou nas categorias Kata individual, Kumite individual e por equipe, em um campeonato que teve a participação de mais de 800 atletas de 17 países diferentes”, afirma o atleta.
Ao Jornal Opção Entorno, o abadianense falou sobre a emoção de conquistar o ouro, além dos desafios enfrentados. “Foi muito emocionante participar da competição com um saldo de quatro medalhas. Mas não podemos deixar de falar sobre as dificuldades que enfrentamos, como a falta de um patrocinador fixo. O recurso financeiro, na maioria das vezes, é feito pelo próprio atleta. A gente tem que trabalhar e tem que correr atrás de apoio para poder ir, porque não é uma viagem barata”, comentou.
Denir Silva é formado e pós-graduado em Educação Física e, no decorrer da carreira, já conquistou seis títulos mundiais: Brasil 2010, Chile 2011, Tailândia 2014, Argentina 2014, Coreia do Sul 2016 e Argentina 2018. Também se consagrou campeão no campeonato sul-americano do Paraguai, em 2013, e em quatro Panamericanos de karatê: Brasil 2013, Peru 2013, Paraguai 2014 e, agora, México 2024. “São histórias de superação, resiliência, dedicação e, acima de tudo, amor pelo esporte”, disse o lutador.
Apoio da prefeitura
Para participar do Panamericano de karatê e de outros campeonatos, Denir contou com incentivo e suporte fornecidos pela Prefeitura de Abadiânia. “Temos como apoiador principal, que sempre nos ajudou em várias competições, o prefeito Zé Diniz (PP), que faz o esporte acontecer e crescer na cidade. A gente está sempre participando de competições internacionais e trazendo títulos importantíssimos para Abadiânia”, relatou o atleta.
Além da prefeitura, a faculdade UniEvangélica, de Anápolis; a fábrica de feijão de Abadiânia, NJF Indústria e Comércio; a empresa Pedreira Goiás; e o deputado estadual Amilton Filho (MDB) também contribuíram para a participação da equipe no SKIF América. “O esporte é uma ferramenta poderosa para a inclusão social, por isso é importante fomentar e dar visibilidade. Quatro atletas da cidade representaram o país em uma competição difícil e tivemos bons resultados”, comemora o karateca.
Para o prefeito Zé Diniz, entusiasta do esporte, o acesso desses talentos às competições incentiva novos atletas e mostra o que o município tem para outras cidades, estados e até outros países. “Desde 2017, quando eu assumi a direção do município, a prefeitura tem feito diversos investimentos em todas as áreas do esporte. Queremos demonstrar todo o apoio aos atletas de karatê e de outras modalidades esportivas da nossa cidade, em nome do Denir Silva, que já levou o nome de Abadiânia a vários pódios”, destacou o gestor.
Diniz também mencionou que sua gestão tem se empenhado em ampliar estruturas e pontos de treinamento para as equipes de rendimento. “Para nós, é um prazer enorme contribuir com o esporte abadianense em muitas modalidades, como karatê, judô, natação e outros. Hoje, nós temos uma escolinha de futebol, que também é destaque no Estado de Goiás. A prefeitura estará sempre de portas abertas para apoiá-los e que eles possam participar dessas competições”, reforçou.
Pratas da casa
Outro atleta medalhista no Campeonato SKIF América, Relbert Wanderson Alves da Silva é aluno de Denir no dojo Punhos de Ferro II. Ele conquistou duas medalhas de prata nas categorias Kumitê individual e por equipe. “Minha trajetória no karatê começou aos três anos de idade, quando eu comecei a treinar em casa com o meu pai, que é faixa preta. Aos quatro, eu fui para a academia e comecei a treinar com o meu tio, que hoje é meu sensei”, contou o lutador.
Hoje, aos 23 anos, Relbert celebra as conquistas e desempenho: “Já fui campeão mundial e brasileiro de karatê. Agora, eu tive a oportunidade de ir para um campeonato no México, onde eu consegui a medalha de prata”. O atleta teve uma lesão na coluna na primeira disputa, mas mesmo com dor, ganhou outras cinco lutas até chegar à final. “Eu fiquei muito feliz com a minha conquista de vice-campeão, pois foi uma competição muito difícil”, declarou.
Quem também subiu ao pódio foi Denir Filho, bicampeão mundial de karatê. Filho do karateca Denir Silva, ele arrebatou a medalha de prata na modalidade Kumitê sênior por equipe. Campeã mundial no esporte, Dheynifer Souza Silva, por sua vez, filha de Denir, também teve uma ótima performance no Panamericano do México, chegando nas finais de Kata.
Leia também:
Hexacampeão mundial de karatê, Denir Silva é atleta destaque no Entorno