As artes marciais são poderosas e não apenas no sentido físico, mas também pela capacidade de transformar a vida das pessoas por meio da disciplina e da melhoria na saúde, além de desenvolver habilidades de autodefesa.

Em Valparaíso de Goiás, o Centro de Treinamento de Artes Marciais Luís Henrique Barcellos Hogem é uma homenagem ao sensei gaúcho homônimo e recebe diariamente a comunidade interessada em aderir aos esportes de lutas.

O diretor de artes marciais e representante estadual de Kickboxing, Sérgio Ramos, sempre foi um dos entusiastas do esporte na cidade. “Antes do apoio do atual governo, nos dedicamos a elevar o nível das artes marciais no estado e no município, participando de competições relevantes e trazendo grandes eventos para a região”, explicou.

De acordo com Sérgio, essa dedicação chamou a atenção do poder público, que reconheceu a importância desse segmento e iniciou a criação da Divisão de Artes Marciais. “Essa nova estrutura nos proporcionou uma voz e a oportunidade de desenvolver nossas atividades por meio de parcerias significativas, como a estabelecida com o Instituto Agostin Castejon, que também reconheceu a necessidade de investir em profissionais qualificados”, contou.

Resultados expressivos

Visando valorizar a atividade esportiva e proporcionar um espaço adequado com todos os equipamentos necessários para a prática de lutas, o ex-secretário de Esporte, Ricardo Viana, identificou a oportunidade de transformar um galpão de descarte em um espaço dedicado às artes marciais e esportes de combate. “Hoje, temos orgulho de apresentar o Centro de Treinamento de Artes Marciais, que, em menos de seis meses, já registrou mais de 900 alunos e alcançou resultados expressivos em competições estaduais e nacionais”, divulgou Sérgio Ramos.

Sérgio Ramos: “Estamos determinados a expandir esse projeto para mais localidades em nossa cidade”

Ele conta, com orgulho, que atletas de Valparaíso vão se preparar para a Copa Construindo Campeões, organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, que acontecerá no Ginásio Goiânia Arena, de 28 de novembro a 1º de dezembro. “Estamos determinados a expandir esse projeto para mais localidades em nossa cidade, mantendo nosso status como o município que mais investe em lutas”, concluiu o diretor.

Novos talentos em destaque

Jorge Recife, secretário de Cultura e Esporte de Valparaíso, frisa que o Centro de Treinamento de Artes Marciais vem para ajudar no desenvolvimento dos atletas do município. “Hoje, o centro de treinamento é o único do Estado de Goiás e tenho certeza de que, daqui, vão sair vários talentos para representar nossa cidade em grandes competições”, destacou.

Jorge Recife: “Tenho certeza de que, daqui, vão sair vários talentos para representar nossa cidade “

Um exemplo disso é o atleta Maik Romeu, de apenas 7 anos, que conquistou o título do Panamericano de Jiu-jitsu, realizado em outubro, em São Paulo. Maik faz parte do projeto do Centro ao lado de Augusto Almeida, que alcançou o topo do ranking nacional de Kickboxing. “Além de ser um espaço para aulas, de convivência dos atletas e da comunidade em geral, o local também recebe alguns torneios e competições, como o Campeonato Municipal de Artes Marciais (Camam), principal evento do gênero na região”, complementou Jorge Recife.

Inscrições abertas

O Centro de Treinamento de Artes Marciais oferece, de forma gratuita, as seguintes modalidades: judô, capoeira, taekwondo, boxe, kickboxing, karatê e jiu-jitsu. Todas as aulas são ministradas por professores qualificados, que ensinam não apenas as técnicas de luta, mas também valores importantes para a vida. Os treinos estão à disposição para todos os interessados, desde iniciantes até profissionais.

Para obter mais informações, basta ir ao local na Etapa B, ou entre em contato pelo telefone: (61) 98350-6633.

Leia também:

Eventos de Kungfu Wushu preparam atletas do Centro-Oeste para o campeonato o mundial