Feira #NoEntornoTem reúne turismo, artesanato, cultura e gastronomia de 13 municípios
07 novembro 2024 às 12h34
COMPARTILHAR
Atrativos turísticos, culturais e gastronômicos de Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso vão estar reunidos em um só lugar, durante a feira #NoEntornoTem. O evento, com entrada gratuita, chega a sua segunda edição ocupando 1.000 metros quadrados de área coberta no Estacionamento 12, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília, com estrutura completa para abrigar os visitantes com conforto neste período chuvoso. Além disso, o local vai contar com um palco para apresentações culturais.
A feira é realizada com recursos do Governo de Goiás, sob a organização da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e com apoio das Secretarias de Retomada, Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Esporte e Lazer (Seel), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Goiás Turismo e Goiás Social. O Governo do Distrito Federal (GDF) também presta suporte por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), que tem auxiliado a SEDF-GO na campanha de divulgação do evento entre os brasilienses.
São 13 estandes, um para cada município divulgar suas atrações, além de uma Praça de Alimentação com opções variadas e amostras da rota de queijos e vinhos, cachaças, mel, costela, doces (marmelo) e diversas comidas típicas goianas, como a pamonha, a galinhada e o arroz com pequi; um espaço voltado ao setor agro, com iguarias produzidas por cooperativas do Entorno; e outro voltado ao artesanato, com peças feitas por mais de 50 artesãos das cidades da região circunvizinha ao Distrito Federal.
Também será disponibilizada uma área de lazer para a criançada, com brinquedos como pula-pula e futebol de salão. Enquanto as famílias curtem as atrações, vários artistas do Entorno vão se revezar no palco apresentando diversos estilos. O público poderá prestigiar desde violeiros, grupos de catira, bandas marciais e duplas sertanejas, até grupos de MPB, samba, rock, pop rock, hip-hop e forró.
Evento completo
Segundo a titular da SEDF-GO, Caroline Fleury, o clima para esta segunda edição é de motivação. “Estamos superanimados, os municípios todos estão participando e estão bastante estimulados, querendo trazer coisas diferentes para a feira”, destaca. “É um evento bem completo: tem a parte cultural, gastronômica, turística e de artesanato, e local para entreter as crianças. A Escola do Futuro também vai estar presente com drones, impressora 3D, Inteligência Artificial e outras tecnologias para envolver crianças e adolescentes”, acrescenta.
E divulga uma das novidades: “Marcilene Mariano, da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Novo Gama (Coopgam), vai lançar um produto com a marca #NoEntornoTem: é o sorvete de mandioca com cobertura de calda de cajuzinho do Cerrado”.
Atrações variadas
O secretário de Cultura e Esporte de Valparaíso, Jorge Recife, diz estar bastante animado com o evento. “É muito bom podermos mostrar os talentos de Valparaíso, na cultura e no esporte, e o que vem sendo feito na cidade, que é tão plural e cheia de vida!”, ressalta.
Durante a feira, o município participará de várias formas: um estande de artesanato com peças produzidas pela Associação de Artesãos de Valparaíso (Amorval) e móveis rústicos da empresa Marajó Madeiras, apresentação de moda de viola com o cantor e instrumentista Igor Rafael, Romana de Sá e banda com o show “Um Encontro Afro Samba”, e exibição de artes marciais.
Na avaliação de Jorge Recife, há muitos anos a cidade deixou de ser um município dormitório para se tornar um local com muito mais desenvolvimento em diversas áreas. “Agora vem se consolidando também como uma referência nos esportes em todo o Estado de Goiás, em especial as artes marciais. Nós acreditamos no potencial do Entorno e eventos como este, #NoEntornoTem, servem para mostrar ainda mais o desenvolvimento e o potencial do nosso município”, conclui.
Turismo e enogastronomia
De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cocalzinho de Goiás, Sebastião Neto, a feira deste ano será ainda melhor que a de 2023. “O evento é uma oportunidade para expormos o que temos de melhor e dá visibilidade à região. E Cocalzinho, é claro, vai estar presente, com a rota dos queijos e vinhos. Mostraremos opções de hospedagem, enoturismo, turismo de aventura e os passeios pela Serra dos Pireneus, já que somos o portal de entrada do local, para quem vem de Brasília”, frisa. “Também vamos levar um pouco da nossa cultura, dos nossos produtos e do nosso artesanato”.
Uma das expositoras do município é Adriana Carvalho, proprietária da Calliandra Gastronomia. “Vamos levar um pouquinho da nossa história, com o sabor inusitado dos nossos vinhos, feitos com uvas cultivadas em nossa propriedade”, afirma. “Espero dessa feira poder apresentar a nossa experiência rural e enogastronômica, para que as pessoas tenham mais uma opção de passeio, com sabores e saberes de Goiás”, complementa.
Nomes de destaque no Entorno
Em relação ao artesanato, nomes do Entorno que se destacaram nacionalmente pelo seu trabalho peculiar confirmaram presença, como Juão de Fibra, de Novo Gama, com suas peças elaboradas com fibras naturais; e Edinar Gomes, de Cidade Ocidental, vencedora do Prêmio Sebrae Brasília de Artesanato e conhecida por utilizar flores e frutos do Cerrado para confecção de suas obras. “Vou levar algumas peças conhecidas, como a Mulher Pequi e a Mulher Ipê. Também apresentarei novidades, como a Chuveirinho, uma releitura da flor chuveirinho; e a Força do Cerrado, feita de cascas, madeira e flor caliandra”, detalha Edinar.
Segundo a artesã, a primeira edição da feira #NoEntornoTem trouxe uma repercussão muito positiva para o seu trabalho e ela espera que este ano seja ainda melhor. “A feira é um evento ímpar para todos nós, artistas. É muito bom mostrar aos outros o que o Entorno tem a oferecer”, finaliza.
Desfiles de moda
Para chamar ainda mais atenção ao artesanato produzido na região, a feira #NoEntornoTem traz, desta vez, uma atração diferenciada: oito modelos vão desfilar na passarela com bolsas, carteiras e biojoias confeccionadas pela presidente da Associação dos Artesãos do Novo Gama, Tânia de Lima Sá, e sua equipe. “Serão dois desfiles. O primeiro se chama ‘Natureza Lapidada’, referente ao meu trabalho e de outras artesãs com folhas do Cerrado. Elas são cozidas, desidratadas e costuramos tudo a mão, montando as peças. Trabalhamos há cinco anos com isso. As biojoias também levam madeira, casca de coco e outras matérias-primas naturais”, detalha Tânia.
Já o outro desfile refere-se ao lançamento da marca Estilo Sobre Estilo, com peças do estilista africano Gift Godsoon. “Ele fez contato conosco para uma parceria e teve a ideia de fazer uma moda sustentável, chique e elegante. Pegamos as roupas prontas e remodelamos”, revela a artesã.
SERVIÇO
2ª edição da feira #NoEntornoTem
Dias 9 e 10 de novembro (sábado e domingo), das 8h às 17h
Local: Estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Entrada gratuita
Confira a programação de shows:
Leia também: