Maratona Monumental Brasília terá percurso que passa pelos principais monumentos da capital
21 novembro 2024 às 18h24
COMPARTILHAR
No sábado, 23, competem os corredores inscritos nos percursos de 5 km e 10 km, os Portadores de Necessidades Especiais, atletas VIP/Black e geral. Já no dia 24, domingo, é a vez dos participantes na maratona de 42 km, incluindo os PCDs, elite, VIP/Black e os pelotões verde, amarelo, azul e branco. Os inscritos na corrida de 21 km também competem no domingo.
O corredor Orlian Frota, 55 anos, vai participar do desafio dos 10 km no sábado à noite e os 42 km no domingo pela manhã. Praticante de corrida há 11 anos, ele conta que era obeso quando começou a treinar para perda de peso e por questões de saúde.
Agora, para o evento deste final de semana, sua esposa também está inscrita para disputar as provas. “Correr é muito bom, é a minha terapia. Perdi 27 quilos correndo. Aconselho a quem pretende começar, procurar um professor ou uma assessoria técnica e fazer um check-up com exames necessários para ver se está apto”, sugere o atleta.
Frota tem no currículo maratonas internacionais, como a de Berlim, e foi o décimo geral no Brasil na corrida “Volta do Lago”, com 100 km de circuito e dez horas de competição. Ele participou, ainda, do revezamento Goiânia a Brasília com 200 km, e Brasília a Formosa com 80 km.
Competição internacional
Dentro da Maratona Monumental Brasília acontece a Mega Finisher – South American Run Series, terceiro maior circuito de maratonas e meias-maratonas, que já aconteceu no Uruguai, Peru, Paraguai e Argentina. Desta vez, chega ao Brasil, na capital federal.
A última etapa do evento que percorreu a América do Sul será no dia 24. A expectativa dos organizadores é que 80 mil corredores participem.
Trânsito fechado para a maratona
Segundo o Detran-DF, a partir das 17h, próximo ao Museu da República (após a Rodoviária de Brasília), serão interditadas três faixas da Via S1, próximas ao canteiro central. As demais estarão liberadas para o tráfego de veículos.
Na altura do Supremo Tribunal Federal (STF), o fluxo de veículos será desviado para a Via S2. E, na via N1, o bloqueio ocorrerá desde o quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) até a altura da L2 Norte. A faixa mais à direita, a partir do Ministério da Justiça, será destinada à saída de veículos oriundos dos ministérios, enquanto as demais faixas serão utilizadas pelos participantes do evento.
Os acessos à N1, pela via Palácio Presidencial e pela L4 Norte, ficarão fechados, assim como duas faixas na via do Palácio Presidencial até o Palácio do Jaburu. A previsão é que as vias sejam liberadas somente a partir das 22h.
Leia também:
Inscrições abertas para a 3ª Corrida da Polícia Civil de Formosa