O Jornal Opção Entorno conversou com diversas pessoas envolvidas no suporte e organização do evento, além de aficionados pelo motociclismo. O Moto Cristal já é tradição no município de Cristalina há 11 anos, conta com o apoio da prefeitura e traz a presença de vários motoclubes, fomentando, inclusive, o turismo na região. Desta vez, o festival acontece nos dias 16 e 17 de agosto, na Praça Cordelino Lopes, mesclando shows de rock e um ambiente familiar, com espaço para crianças, brinquedos infláveis, praça de alimentação e área para acampamento.

“A administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, sempre tem apoiado esse encontro. A gente tem ajudado com toda a estrutura. E a importância disso é que conseguimos atrair pessoas de outros municípios, de outros estados, para a nossa cidade, além de incentivar a cultura e proporcionar momentos de lazer para a comunidade”, analisa o prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz (UB).

Ele ressalta, ainda, que o evento aquece a economia local, movimentando o setor hoteleiro e gastronômico do município, além de oportunizar renda para vendedores ambulantes, que podem participar e comercializar seus produtos. Segundo o gestor, os recursos empregados para viabilizar o festival são da administração municipal.

Fortalecendo vínculos

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Cristalina, Luciana Passos, o Moto Cristal é sempre bastante aguardado pelos moradores da cidade. “As pessoas sempre perguntam quando será o festival. E temos realizado um trabalho superbacana, procurando, de todas as formas, fazer um evento de motociclismo e de rock, mas com um ambiente bem familiar”, destaca, acrescentando que o encontro ajuda a fortalecer o vínculo entre os motoclubes e motogrupos de Cristalina.

A secretária enfatiza o potencial do festival para os setores turístico, econômico e cultural do município. “É uma forma de atrair o turista, movimentando tanto a rede de hotelaria quanto os atrativos, aquecendo a economia. E isso também está direcionado aos artistas. Cristalina é um celeiro de músicos maravilhosos!”, elogia. “Muitos hotéis estão fazendo parceria conosco e estão dando desconto na hospedagem para motociclistas”, anuncia.

Fomento à cultura

Heberth Alves: “Muitas bandas da cidade surgiram por causa do Moto Cristal” (Foto: Divulgação)

O supervisor administrativo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Cristalina, Heberth Alves Magalhães, destaca o aspecto cultural do evento. “Cristalina tem muitas festas regionais, que envolvem a cultura do sertanejo e do forró. Já o Moto Cristal trouxe um diferencial, o rock, cujas músicas têm viés mais crítico e falam de assuntos introspectivos também”, analisa.

Heberth ressalta que o festival atrai motociclistas de todo o país, sendo importante para o turismo e para os artistas da região. “Muitas bandas da cidade surgiram por causa do Moto Cristal. Geralmente são apresentações memoráveis. Então, fica na memória das pessoas e elas acabam querendo entrar para esse meio”, pontua.

Prioridade aos artistas locais

Sérgio Carmona: “Priorizamos os artistas locais, mas também trazemos algumas bandas de destaque regional ou nacional” (Foto: Divulgação)

A organização do festival está a cargo da Associação dos Motociclistas de Cristalina (Amocris) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Na hora de compor a programação, sempre damos prioridade aos artistas locais, mas também trazemos algumas bandas de destaque regional ou nacional para abrilhantar o evento”, explica Sérgio Carmona, que é um dos organizadores do Moto Cristal desde 2007. Segundo ele, são esperados de 4 a 8 mil motociclistas.

Entre as atrações, está a cantora Renata Resende, moradora de Cristalina. “Esse evento é muito importante para a nossa cidade, com certeza, porque os motociclistas e os motoclubes vêm de outras cidades para prestigiar o festival. Nessa ocasião, juntam-se os amantes do rock, sendo uma oportunidade para a gente que toca”, relata a musicista. “Para mim, uma cantora, representando o rock’n’roll num evento desses, é muito motivador”, complementa.

Renata Resende: oportunidade para os cantores de rock (Foto: Divulgação)

Acelerando os motores

O motociclista Fernando Carvalho sempre participa do Moto Cristal, onde, segundo ele, “todos são acolhidos como irmãos”. Ele relata que passou a integrar um motoclube quando percebeu que o objetivo do grupo não era somente andar de moto, mas também realizar atividades filantrópicas e outras ações de ajuda à comunidade envolvida no motoclubismo. “Eu faço parte do Alacranes de Azo MC há 6 anos, do qual sou o presidente regional, mas temos também a Irmandade Estradeira MC, Bora Acelerar MG, Ossos d’Ofício MC e Bodes do Asfalto MC”, enumera.

Fernando Carvalho e a esposa Luciana Passos: “Viajamos não só pela região, mas por todo o Brasil” (Foto: Divulgação)

Fernando costuma marcar presença em eventos oficiais de motoclubismo ao lado de sua esposa, Luciana Passos. “Ela é a minha garupa. Viajamos não só pela região, mas por todo o Brasil, e recentemente estivemos no maior encontro da América Latina, o Capital Moto Week”, finaliza.

Motociclista há mais de 10 anos, Patrícia Pinheiro dos Santos também participa frequentemente do Moto Cristal. “Hoje integro a Irmandade Estradeira, tenho meu triciclo e, sempre que temos oportunidade, damos um jeitinho para acelerar os motores”, afirma. “Ser motociclista é uma paixão que está no sangue; pegar a estrada sobre duas ou três rodas nos permite sentir a liberdade, o vento, as paisagens e as amizades cultivadas ao longo do caminho. É uma experiência única e isso nos faz ter a certeza de que, quando cumprimos os pilares do motociclismo, estamos cooperando para um mundo melhor com respeito, igualdade, honra, irmandade e fraternidade”, reflete.

Patrícia Pinheiro: “Ser motociclista é uma paixão que está no sangue” (Foto: Divulgação)

SERVIÇO

Moto Cristal

Dias 16 e 17 de agosto

Local: Praça Cordelino Lopes, Cristalina (GO)

* Haverá espaço para acampamento e ambientes instagramáveis para o público registrar sua passagem pelo evento

Programação

16/08 (Sexta)

19h – Albanês e Banda

21h – Brazooka

17/08 (Sábado)

10h – Abertura dos portões

12h – MidNigth Crows

14h – Liria

15h – Cidade Estação

16h – Banda Enverse

18h – Marcelo Retrox

19h – Renata Resende

21h – Marcelo e os Raros

Leia também:

Valparaíso fecha sua programação de aniversário com encontro de motociclistas