Santo Antônio do Descoberto recebe rodas de conversa do G20 Social na Escola do Futuro

15 outubro 2024 às 12h32

COMPARTILHAR
Desenvolvimento sustentável e cooperação tecnológica entre Brasil e Itália serão alguns dos temas abordados durante o evento na Região Metropolitana do Entorno, que acontece nesta quarta (16), a partir das 9h. Na ocasião, o auditório da Escola do Futuro (EFG) Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, vai reunir alunos da instituição e cerca de 200 estudantes de escolas públicas do Ensino Médio para duas rodas de conversa do Y20, grupo de engajamento de jovens líderes que integra o G20 Social.
Ismael Lopes, psicólogo membro da Coordenação Ampliada da Frente de Evangélicos, do Conselho de Participação Social da Presidência da República e do G20 Social, vai dialogar com os participantes sobre desenvolvimento econômico sustentável. Já Fabio Naro, adido científico da Embaixada da Itália no Brasil, pretende mostrar oportunidades de intercâmbio tecnológico entre brasileiros e italianos.

Do estado para o mundo
A iniciativa de aproximar o G20 da Escola do Futuro veio da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO). “Nossos estudantes terão a chance de discutir o futuro ao lado de representantes internacionais, abrindo portas para novas possibilidades de intercâmbio e desenvolvimento”, destaca a titular da Secretaria, Caroline Fleury.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto, por sua vez, explica que o evento é uma medida estratégica do governo estadual de trazer o mundo até a população, assim como levar o estado para o mundo. “Temos buscado promover intercâmbios entre nossos estudantes e instituições de ensino e do mercado exterior nas áreas de tecnologia e artes”, pontua.
Vale destacar que o G20 Social engloba 13 grupos de engajamento, cujo objetivo é fazer com que a comunidade seja ouvida e possa contribuir nos processos decisórios dos países participantes do G20, fórum formado por 19 países e a União Europeia, os quais representam cerca de 85% do PIB global.
Além do Y20, que vai promover as rodas de conversa em Santo Antônio do Descoberto e é voltado à juventude, os outros grupos são: C20 (sociedade civil), T20 (think tanks), W20 (mulheres), L20 (trabalho), U20 (cidades), B20 (business), S20 (ciências), Startup20 (startups), P20 (parlamentos), SAI20 (tribunais de contas), J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos).
Leia também:
O futuro do Entorno passa pelo fomento à ciência, tecnologia e inovação