PiriBier, a grande festa da cerveja artesanal em Pirenópolis, chega à 15ª edição
27 maio 2024 às 13h46
COMPARTILHAR
O feriado de Corpus Christi é sempre muito aguardado em Pirenópolis não só pelo seu significado religioso: é justamente nessa data móvel, sempre numa quinta-feira, que começa o PiriBier, o maior festival de cervejas artesanais da região Centro-Oeste. O evento segue até 1º de junho e, neste ano, em sua 15ª edição, serão oferecidos ao público mais de 300 rótulos de cerca de 35 cervejarias distribuídas em 26 estandes, além de shows memoráveis de rock com nomes conhecidos do cenário musical. Destaque para a cantora Pitty, que estreia em Pirenópolis sua nova turnê. Para saber mais detalhes sobre o evento, o Jornal Opção Entorno conversou com exclusividade com o organizador do festival, o coordenador técnico, sommeliers e cervejeiros envolvidos com o PiriBier.
Desta vez, devido à grande abrangência e impacto do festival no turismo goiano, o PiriBier, a partir de projeto proposto pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB) e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), passou a integrar o calendário oficial de eventos culturais do Estado de Goiás.
Outra novidade é que, nesta 15ª edição, devido à interdição do Cavalhódromo por decisão judicial, a Arena PiriBier está sendo montada em outro espaço: o Green Park Eventos, que fica a seis minutos de carro da Igreja da Matriz, com acesso pela GO 338, ao lado do aeroporto.
Segundo o organizador do festival, Ricardo Trick, a mudança de local não vai atrapalhar o sucesso do evento e algumas medidas estão sendo tomadas para facilitar o transporte dos participantes. “O Green Park é até mais amplo, com mais estrutura e estacionamento para cerca de 600 carros. O evento vai entregar muito mais do que as pessoas estão esperando. Isso eu garanto”, afirma Trick. “Claro que, se beber, não pode dirigir. Meu conselho é que tenha um ‘motorista da rodada’, mas há outras opções. Vamos disponibilizar um ônibus que vai sair da Igreja da Matriz ao evento, ida e volta, em vários horários, mas estamos definindo os detalhes. Se houver pouca demanda para encher o ônibus, a gente usa micro-ônibus e vans. E tem, ainda, aplicativo de mobilidade, se a pessoa preferir”, detalha.
Cervejas premiadas
Para o mestre-cervejeiro Ernesto Mathias, sócio-proprietário da cervejaria Santa Dica, de Pirenópolis, uma das participantes do PiriBier, o local escolhido para abrigar a 15ª edição do festival deve agradar bastante o público. “É bem amplo e fica a apenas 2 km do Cavalhódromo, sem contar a vista da serra. Será um evento muito bonito, com certeza”, garante.
Segundo ele, a Santa Dica esteve em 10 edições do PiriBier, incluindo os festivais organizados em Goiânia e Rio Verde. Ernesto adianta que a cervejaria disponibilizará quatro rótulos recém-premiados na Copa Cerveja Brasil: Black Rye IPA (medalha de ouro), Hibisco (medalha de prata), Brown IPA (medalha de prata) e Belgian Blond Ale (medalha de bronze). Lembrando que, dentro de concursos cervejeiros, os rótulos são premiados por estilo, havendo, no final, o chamado “the best of show”, em que é escolhida a melhor cerveja entre todas as participantes do certame.
Outros três estilos da marca também serão vendidos no evento: Dunkel, Pilsen e Catharina Sour com cajá e seriguela.
A Cruls Cervejaria, de Brasília, considerada a segunda mais premiada da região Centro-Oeste, com medalhas nacionais e internacionais, estará no PiriBier pela quarta vez e deve levar 13 rótulos, entre eles, a versão nova da Berliner Weiss com café, a Urânia (Juicy IPA), a Catharina Sour de frutas vermelhas e uma Double IPA com frutas vermelhas de uma cervejaria convidada, a Urban, cervejaria cigana que produz suas criações na fábrica da Cruls.
O sócio-proprietário da cervejaria, Pedro Capozzi, acredita que o evento tem tudo para ser um sucesso, ainda mais com os shows programados para esta edição. “Acho que se o festival fizer um bom trabalho de comunicação, não tem como perder público com a troca de local, até porque o lugar é lindo e a estrutura vai ficar ainda melhor”, avalia.
Já o mestre-cervejeiro Pedro Silveira, proprietário da Órbita Brewing, de Brasília, também pela quarta vez no evento, diz que a mudança de espaço pegou a todos de surpresa, mas isso não será um problema, em sua opinião. “Para o PiriBier, estamos levando seis taps de Órbita, sendo dois lançamentos”, adianta.
Ajuda às cervejarias do Rio Grande do Sul
Além de degustar cervejas premiadas, o público terá a oportunidade, ainda, de ajudar as microcervejarias do Rio Grande do Sul impactadas pelas enchentes na região. Segundo informações divulgadas na mídia, pelo menos 15 cervejarias daquele estado tiveram perda total.
Por isso, a organização do PiriBier resolveu inserir, na Arena, o Stand Amigos do Lúpulo, cujo recurso arrecadado com a venda dos chopes será todo disponibilizado à Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), de forma a tentar reerguer os negócios afetados pela tragédia climática.
“Não podemos fechar nossos olhos para o que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Então, conseguimos organizar, com apoio da Balbúrdia Cervejaria (SC), a aquisição de 600 litros de chope de diferentes cervejarias de Blumenau e de Uberlândia. Toda a venda deste estande será destinada à AGM, que coordenará o atendimento aos cervejeiros mais afetados”, salienta Ricardo Trick. “É uma oportunidade que estamos oferecendo para quem está participando do evento, poder exercer a sua solidariedade”.
Shows musicais
Como é de praxe no festival, as noites são recheadas de boa cerveja e shows de rock, com atrações de renome nacional. Desta vez, sobem ao palco 10 bandas, o maior número de todas as edições do evento.
Na quinta (30), a banda Clube Retrô apresenta o rock de velha guarda, seguida de Maíra Lemos, com repertório de rock clássico. Depois, é a vez do grupo Biquini, que fez grande sucesso na década de 1980 e continua embalando novas gerações com grandes hits da carreira. Fecham a noite os goianos do Johnny Brown.
Na sexta (31), a banda Breakdown exibe covers que vão de Pink Floyd a Rolling Stones. Em seguida, estreando em solo goiano, a banda Cali, comandada por Egypcio (ex-Tihuana), dá o tom do rock nacional atual. Ricardo Trick acredita que será o show mais surpreendente do PiriBier. “Egypcio vai cantar sucessos do grupo Charlie Brown, além de apresentar um trabalho que ele tem há muitos anos com músicas do Legião Urbana e sucessos da banda atual, Cali. Tudo num show só. Será a maior sensação musical do PiriBier”, aposta. Logo depois, os Raimundos celebram os 30 anos da banda numa apresentação antológica.
Para abrir a última noite de shows, no sábado (1º/06), o grupo Super Nova faz um tributo a ColdPlay, seguido pelo show principal de todo o evento: a roqueira Pitty, que estreia sua turnê nacional no PiriBier. A banda Versário, por sua vez, encerra o line-up musical do festival.
Harmonizações surpreendentes
Paralelamente às atrações e clima festivo na Arena PiriBier, o festival promove, durante o dia, eventos de harmonização com bebidas, comandados por sommeliers e chefs, tendo como principais “estrelas” da alquimia sensorial as cervejas artesanais da região.
Essa programação paralela, batizada de Harmoniza PiriBier, compõe-se de três almoços harmonizados em restaurantes parceiros, com vagas limitadas, pelo valor de R$ 150 cada. Além disso, há workshops gratuitos no fim da tarde, das 17h às 19h, na Arena PiriBier. “Teremos um de harmonização de cerveja com sobremesa, um workshop sensorial de café com cachaça e vamos ter, no último dia, um workshop ministrado por Ronaldo Rossi e por mim, em que a gente vai falar sobre noções básicas de harmonização, com bastante teoria e alguma prática também”, explica o sommelier e coordenador técnico do PiriBier, Thony Augusto.
Na quinta (30), a partir das 11h30, o Zazá Café recebe os sommeliers José Raimundo Padilha e Ronaldo Rossi, que vão se juntar ao chef Danilo Campos para um menu suíno harmonizado com cervejas em quatro etapas. O almoço “Hmm… é porco, 3 é demais”, traz pratos como Salada de porco defumado e frutas tropicais, Croqueta de costelinha desfiada, Porco na parrilla com farofa de castanhas do Cerrado e doce de leite com queijo canastra e bacon crocante.
“Esse menu combina sabores do Cerrado brasileiro com técnicas de fogão a lenha e parrilla, proporcionando uma experiência gastronômica única”, frisa José Padilha, que comanda também, no mesmo dia, às 17h, na Arena PiriBier, o workshop “Harmonizar Nunca Foi Tão Doce!”, juntamente com Alberto Nascimento, sommelier da cervejaria Colombina. A ideia é mostrar como combinar estilos de cervejas com sobremesas variadas, proporcionando experiências sensoriais marcantes.
Na sexta (31), a sommelière Bárbara Soares vai mostrar que cerveja e vinho não são bebidas “rivais”, mas são ótimas opções para degustação com as mais variadas receitas. Na ocasião, o almoço em três etapas oferecido no Restaurante Chico Sá, vai contar com cardápio dos chefs Antônio Roberto e Jéssica Rodrigues, combinado com os rótulos propostos pela sommelière. “A pessoa vai poder degustar o prato e testar as duas opções, tanto com cerveja, quanto com vinho. Será algo descontraído e bem informativo”, garante.
Às 17h, na Arena, no estande da Senac, Bárbara oferece, com o especialista em cachaças Ensei Netto, um workshop promovendo uma conexão sensorial entre café e cachaça.
Já no sábado (1º/06), é a vez de José Padilha se unir a Ensei Netto para o almoço “Da Cana ao Lúpulo”, um menu de quatro etapas harmonizado com cervejas e cachaças, a partir das 11h30. Os pratos são elaborados pela chef Cinthia Esteves, no Romaria Bistrô, e inclui, na sobremesa, um sorvete preparado com cerveja da região.
Segundo o sommelier, devido à disseminação da cultura cervejeira no Brasil, os eventos de harmonização têm comportado um público mais amplo e menos nichado. “Vemos hoje um público maior, não necessariamente aficionado por cervejas artesanais ou iniciado neste mundo, que tem interesse em fazer essa experiência entre cerveja artesanal com gastronomia”, observa.
Capacita PiriBier
Outro evento importante, com patrocínio do Senac Goiás, é o Capacita PiriBier, que acontece nesta terça e quarta, antes do festival, e é comandado pela especialista em atendimento Carolina Oda e sua sócia, Ana Paula Montesso.
A ideia é oferecer uma formação gratuita a bares, restaurantes e pousadas da região sobre técnicas de atendimento e hospitalidade. “Uma das nossas maiores lutas é que o atendimento seja visto como profissão, como carreira e não somente como subemprego. Existe metodologia, técnica, conhecimento para fazer isso bem feito, para tocar a operação de um bar e restaurante”, explica Carolina Oda. “Queremos trazer um jeito de olhar para a operação de maneira profissional e com método, como se fosse qualquer outra atividade. Esse é o objetivo do curso”, conclui.
SERVIÇO
15ª edição do PiriBier
Data: De 30 de maio a 1º de junho – Feriado de Corpus Christi
Local: Green Park Eventos – Pirenópolis (ao lado do aeroporto)
Horário: abertura da Arena – 19h
Ingressos PiriBier e Harmoniza PiriBier: BaladApp
*O ingresso dá direito à entrada no evento. Alimentos e bebidas são cobrados à parte
Leia também:
15º Festival Gastronômico de Pirenópolis promete movimentar o turismo no Entorno
Shows de música católica e evangélica agitam o Festival Louva Piri, em Pirenópolis