Um verdadeiro aparato de segurança está sendo montado para garantir a tranquilidade de quem deseja passar a virada de ano no DF. Locais como a Esplanada dos Ministérios; a Prainha (Praça dos Orixás); o Parque de Exposições, em Planaltina (DF); e a Praça da Bíblia, em Ceilândia, onde são realizados festejos de réveillon todos os anos, vão receber policiamento reforçado, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

Para colocar em prática o planejamento operacional, 31 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) que fazem parte do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), atuantes em áreas como segurança, mobilidade, saúde e outros serviços, vão estar mobilizados para monitorar os eventos festivos. “O monitoramento é fundamental para dar respostas de forma mais rápida e contundente, colocando o interesse público em primeiro lugar”, frisa o titular da SSP-DF, Sandro Avelar.

Cidade da Segurança

A operação será iniciada ainda na segunda-feira (30), quando a Esplanada dos Ministérios será fechada a partir das 23h45, tendo em vista a realização dos shows no dia seguinte (31), véspera de ano novo. Ao lado do Museu da República, será montada, como ponto de apoio, a chamada “Cidade da Segurança”, que servirá de apoio para as forças policiais e o Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por exemplo, deverá usar drones e câmeras para otimizar a vigilância na região.

Viaturas e equipes das corporações também estarão em pontos estratégicos para atividades que vão desde a prevenção e combate a incêndios até atendimento pré-hospitalar e integração com outros órgãos, para melhorar a capacidade de resposta em caso de emergência.

Além disso, haverá reforço nos efetivos da 1ª e 5ª delegacias de polícia, e Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), responsáveis pela região, assim como na 15ª DP de Ceilândia e na 16ª de Planaltina, regiões administrativas onde também vão ocorrer festividades na virada do ano.

Para evitar intercorrências, policiais vão estar a postos para revistas pessoais antes do local de acesso aos shows na Esplanada, assim como nas proximidades dos eventos em Planaltina e Ceilândia, com o objetivo de retirar de circulação objetos como facas, canivetes, tesouras, martelos, armas de fogo, armas de brinquedo, garrafas de vidro, entre outros itens.

Revista pessoal na Esplanada dos Ministérios (Foto: Dênio Simões/ Agência Brasília)

Fiscalização do trânsito

Paralelamente às atividades de policiamento ostensivo, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e a PMDF irão coordenar a fiscalização do tráfego de veículos e bloqueio de algumas vias, como é o caso da N1/S1, entre a Catedral e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, cujo trânsito será interrompido nos dois sentidos a partir das 23h45 do dia 30.

Já no Réveillon da Prainha, estão previstos dois pontos de controle de trânsito próximos à Praça dos Orixás. O acesso dos veículos que vierem da ponte Honestino Guimarães até o local da festa estará fechado com cercas plásticas a partir das 12h de segunda (30) até a madrugada de quarta-feira (1º).

Os agentes também vão autuar os possíveis infratores, com o objetivo de dar mais fluidez ao tráfego, inibir estacionamento irregular, evitar que pessoas alcoolizadas estejam ao volante e auxiliar a travessia de pedestres.

Leia também:

Segurança na Praça dos Três Poderes: entre a retórica e a realidade