Segurança Pública do DF define estratégias para atuação das forças policiais no réveillon
27 dezembro 2024 às 16h21
COMPARTILHAR
Um verdadeiro aparato de segurança está sendo montado para garantir a tranquilidade de quem deseja passar a virada de ano no DF. Locais como a Esplanada dos Ministérios; a Prainha (Praça dos Orixás); o Parque de Exposições, em Planaltina (DF); e a Praça da Bíblia, em Ceilândia, onde são realizados festejos de réveillon todos os anos, vão receber policiamento reforçado, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).
Para colocar em prática o planejamento operacional, 31 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) que fazem parte do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), atuantes em áreas como segurança, mobilidade, saúde e outros serviços, vão estar mobilizados para monitorar os eventos festivos. “O monitoramento é fundamental para dar respostas de forma mais rápida e contundente, colocando o interesse público em primeiro lugar”, frisa o titular da SSP-DF, Sandro Avelar.
Cidade da Segurança
A operação será iniciada ainda na segunda-feira (30), quando a Esplanada dos Ministérios será fechada a partir das 23h45, tendo em vista a realização dos shows no dia seguinte (31), véspera de ano novo. Ao lado do Museu da República, será montada, como ponto de apoio, a chamada “Cidade da Segurança”, que servirá de apoio para as forças policiais e o Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por exemplo, deverá usar drones e câmeras para otimizar a vigilância na região.
Viaturas e equipes das corporações também estarão em pontos estratégicos para atividades que vão desde a prevenção e combate a incêndios até atendimento pré-hospitalar e integração com outros órgãos, para melhorar a capacidade de resposta em caso de emergência.
Além disso, haverá reforço nos efetivos da 1ª e 5ª delegacias de polícia, e Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), responsáveis pela região, assim como na 15ª DP de Ceilândia e na 16ª de Planaltina, regiões administrativas onde também vão ocorrer festividades na virada do ano.
Para evitar intercorrências, policiais vão estar a postos para revistas pessoais antes do local de acesso aos shows na Esplanada, assim como nas proximidades dos eventos em Planaltina e Ceilândia, com o objetivo de retirar de circulação objetos como facas, canivetes, tesouras, martelos, armas de fogo, armas de brinquedo, garrafas de vidro, entre outros itens.
Fiscalização do trânsito
Paralelamente às atividades de policiamento ostensivo, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e a PMDF irão coordenar a fiscalização do tráfego de veículos e bloqueio de algumas vias, como é o caso da N1/S1, entre a Catedral e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, cujo trânsito será interrompido nos dois sentidos a partir das 23h45 do dia 30.
Já no Réveillon da Prainha, estão previstos dois pontos de controle de trânsito próximos à Praça dos Orixás. O acesso dos veículos que vierem da ponte Honestino Guimarães até o local da festa estará fechado com cercas plásticas a partir das 12h de segunda (30) até a madrugada de quarta-feira (1º).
Os agentes também vão autuar os possíveis infratores, com o objetivo de dar mais fluidez ao tráfego, inibir estacionamento irregular, evitar que pessoas alcoolizadas estejam ao volante e auxiliar a travessia de pedestres.
Leia também:
Segurança na Praça dos Três Poderes: entre a retórica e a realidade