A iniciativa é promovida pela Paróquia Santo Antônio, em parceria com a prefeitura por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Comunicação, com o apoio das livrarias Paulus, Vozes e Livraria do Professor.

A proposta da feira é estimular o hábito da leitura, aproximar os leitores dos escritores brasileiros para o debate de ideias e ampliar a visibilidade de autores, artistas e coletivos culturais da região. “Com o intuito de despertar o interesse pela leitura, de termos pessoas críticas, porque acreditamos na transformação da sociedade por meio do conhecimento, surgiu a ideia de fazermos a feira do livro em Cidade Ocidental”, afirma o frei Fernando Araújo, idealizador do projeto.

De acordo com ele, a edição do ano passado foi um sucesso e contou com a participação de centenas de eleitores. “As novidades deste ano são o aumento no número de livrarias e escritores, especialmente da própria região, e de espetáculos culturais. Todas as secretarias estão à disposição e dando todo apoio para a realização do evento. Reitero que não é uma feira de um grupo, não é uma feira de uma pessoa, não é uma feira ideológica ou religiosa, mas é uma feira de livros aberta a todas as manifestações culturais da cidade”, frisa frei Fernando.

Outra novidade deste ano é Feira Preta na programação do evento, que inclui culinária afro-brasileira, artesanato, literatura e moda. “É um momento para que as pessoas manifestem seus valores, sua arte, sua cultura, e mostrar que estamos em unidade, promovendo diálogos e aproximando pessoas e suas distintas culturas”, divulga o organizador.

Escritores confirmados

O coordenador-geral da Feira do Livro, Francisco Avellar, fala sobre a atuação do Frei Fernando dentro do município. “Há quatro anos, ele criou vários grupos de estudos nas comunidades e vem dando todo suporte para que as pessoas estudem de forma gratuita sobre vários temas relevantes para o nosso cotidiano. Sobre a feira, destaco que tudo é feito para que as pessoas tenham o prazer da leitura”, diz ele.

Francisco Avellar: “Sobre a feira, destaco que tudo é feito para que as pessoas tenham o prazer da leitura”

O coordenador frisou, ainda, que nove escritores da cidade estão participando do evento. São eles: Marcelo Araújo, André Brito, Professor Luiz Dudu, Theógnis Florentino, Everton Pereira Maia, Lander Jorge, Saulo Alves, Aline Lima e César Pinheiro.

Além de encontro com os autores, a feira terá apresentações teatrais, artesanato, demonstrações de karatê, shows musicais, praça de alimentação e ações voltadas para a saúde, como aferição de pressão e glicemia.

Projeto aprovado pela Câmara Municipal

Para o vice-prefeito Lula Viana, a feira é muito significativa para a educação e no incentivo à leitura. “A primeira edição superou todas as expectativas de participação da comunidade”, pontua.

Dennys Cordeiro: “Incentivando a busca da leitura desde a infância, formamos melhores cidadãos para o futuro”

O vereador Dennys Cordeiro destaca que a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei que criou o “Dia da Feira do Livro” no município. “Essa é mais uma vitória da cultura e da educação no nosso município. Sabemos que a leitura é o melhor meio de se obter conhecimento e a melhor forma de se comunicar e expressar. Incentivando a busca da leitura desde a infância, formamos melhores cidadãos para o futuro”, finaliza.

Programação

6/07 (sábado), das 8h às 19h

– Exposições literárias

– Feira de artesanato

– Aferição de pressão e glicemia

– Shows com artistas locais

– Apresentação de karatê

– Apresentação teatral

7/07 (domingo), das 8h às 12h

– Exposições literárias

– Feira de artesanato

– Praça de alimentação

– Aulão de capoeira

– Encerramento

Leia também: