A partir desta quinta (14), o público que estiver na cidade poderá mergulhar em uma experiência que une tradição e inovação culinária, em uma série de atividades que visam não só o prazer gastronômico, mas também a preservação e valorização cultural da região. Trata-se do Circuito Gastronômico Senac, que desta vez aterrissa em Cavalcante, município goiano entranhado na Chapada dos Veadeiros e conhecido pelas atrações voltadas ao ecoturismo.

A programação compõe-se de duas etapas: uma se inicia hoje e segue até o dia 30 de novembro nos restaurantes do município, onde os visitantes poderão degustar pratos especialmente preparados com ingredientes e técnicas que honram a herança culinária regional.

Já a Arena Gastronômica acontece somente neste fim de semana, de 15 a 17 de novembro, aproveitando o feriado da Proclamação da República. Serão três dias intensos, com aulas-show comandadas por chefs renomados, como Emiliana Azambuja, Cidinha Santiago e Humberto Marra, além de apresentações musicais ao vivo e atividades para crianças. Entre os destaques, o mixologista Patrick Guardiola promete surpreender com criações que misturam o tradicional ao contemporâneo, explorando ingredientes autênticos da cozinha brasileira.

Valorização dos talentos locais

Leopoldo Veiga Jardim e Marcelo Baiocchi: a gastronomia como elo entre passado e presente (Foto: Divulgação)

Para o diretor regional do Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o evento vai além da gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade: “O Circuito Gastronômico é uma oportunidade de trazer conhecimento, inovação e valorização dos nossos talentos locais. Estamos resgatando saberes e sabores que enriquecem nossa cultura e economia local”, pontua o diretor.

Já o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, também ressalta a importância do Circuito para a comunidade. “Quando valorizamos a culinária local, estamos também preservando conhecimentos sobre práticas sustentáveis e promovendo o respeito ao meio ambiente, elementos essenciais para o nosso modo de vida”, afirma o gestor.

Segundo Vilmar, além de fortalecer a economia da região, a iniciativa gera novas oportunidades para os moradores, estimulando o uso de ingredientes e pratos regionais. “Ao apoiar a nossa culinária tradicional, incentivamos o orgulho da comunidade por sua própria cultura e promovemos um sentimento de pertencimento”, avalia.

Raízes culturais

Restaurantes do município vão oferecer pratos criados especialmente para o Circuito (Foto: Divulgação)

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi Carneiro, destaca o compromisso do Senac em preservar as raízes culturais. “Queremos proporcionar uma experiência única, em que a gastronomia é um elo entre passado e presente, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural de cada região”, comenta Baiocchi.

Com isso, a expectativa é que o evento atraia não só os moradores de Cavalcante, mas também visitantes do Entorno de Brasília, interessados em conhecer os sabores ancestrais e as práticas sustentáveis da culinária local. Além disso, o Circuito representa uma oportunidade de capacitação para a comunidade, estimulando o turismo e a economia no município.

O Circuito Gastronômico Senac é promovido pelo Sindicato de Turismo e Hospitalidade (Sindtur) e Goiânia Convention Bureau, com patrocínio do Senac e apoio da Prefeitura de Cavalcante, Sebrae e Governo de Goiás.

SERVIÇO

Circuito Gastronômico – Cavalcante

Data: De 15 a 17 de novembro (Arena Gastronômica); e de 14 a 30 de novembro nos restaurantes da cidade

Local: Feira Coberta

Entrada gratuita

Programação – Arena Gastronômica

15/11 (Sexta-feira)

16h – DJ Karajazz

17h – Oficina Kids (chef Isabela)

18h – Aula-show com a chef Emiliana Azambuja

19h30 – Palestra com a chef Danni Camilo

20h30 – Aula-show com a chef Vanessa Barros

21h30 – Show com Pádua

23h30 – DJ Caveira

16/11 (Sábado)

15h – Beatriz Carvalho – Expedição de reconhecimento das PANCs

16h – Oficina Kids (chef Cleyce)

17h – Beatriz Carvalho – Falando sobre PANCs

18h – Aula-show com a chef Cidinha Santiago

19h – Workshop com o mixologista Patrick Guardiola

20h30 – Show com Grace Carvalho e Banda

22h – DJ Mucio

17/11 (Domingo)

15h – Oficina Kids (chef Nicolle)

16h – DJ Dudax

16h30 – Aula-show com o chef Humberto Marra

18h – Aula-show com o chef Vinícius Rossignoli

19h – Aula-show com o chef Junior Marinho

20h – Dudax

Leia também:

15º Festival Gastronômico de Pirenópolis promete movimentar o turismo no Entorno