Uma multidão se aglomerou no Ginásio de Esportes Tio Luiz, em Formosa, na última segunda (5), para receber os cartões de uma das principais modalidades do programa Pra Ter Onde Morar, o Aluguel Social. O evento foi convocado em edital publicado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), com a lista dos 633 aprovados a receber o benefício. Com isso, Formosa já soma mais de 2 mil famílias contempladas com a ação, desde que o programa foi implementado.

O prefeito do município, Gustavo Marques, fez um agradecimento ao governo estadual pela boa assistência que tem prestado ao Entorno nos últimos anos. “Por muito tempo fomos despercebidos. Hoje sabemos o que é ter o governo perto de cada um de nós, olhando por cada pessoa”, afirmou.

Investindo em pessoas

O Aluguel Social é uma ajuda de custo de R$ 350 concedida durante 18 meses, valor destinado apenas ao pagamento do aluguel de um imóvel. Podem se candidatar ao benefício pessoas com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, que não possuam imóvel próprio e residam há pelo menos 3 anos em cidades contempladas pelo programa.

Em cada município, a Agehab lança edital próprio, convocando todos os que atenderam os requisitos a comparecerem em dia, horário e local específicos munidos de documento de identificação oficial com foto, a fim de receberem os cartões com os valores a serem depositados mensalmente.

Centenas de pessoas compareceram ao evento de entrega dos cartões do programa (Foto: Divulgação)

Durante o evento em Formosa, o assessor João Paulo de Castro, em nome do presidente da Agehab, Alexandre Baldy, disse que investir em pessoas é uma prerrogativa do governo estadual. “É o investimento mais sólido e bonito que um estado pode ter”, salientou.

Já a secretária do Entorno, Caroline Fleury, destacou que esse tipo de programa social mostra a atenção dedicada pelo governador Ronaldo Caiado à região: “A gente sabe o desespero da população que não tem o dinheiro do aluguel no final do mês para arcar com os custos da moradia. Mas a preocupação com o desenvolvimento social faz o governo ter a tranquilidade em investir no município”.

Construção e Crédito Parceria

Ainda este ano, o programa Pra Ter Onde Morar deverá auxiliar outras pessoas de baixa renda em Formosa a adquirirem a tão sonhada casa própria. Alexandre Baldy anuncia que 50 casas a custo zero pela modalidade Construção estão quase prontas para serem oferecidas à população.

Há ainda, em andamento, 343 unidades habitacionais pelo Crédito Parceria, sendo que 55 já foram entregues. Nessa modalidade, é possível financiar o imóvel a valores muito mais acessíveis, possibilitando a famílias com renda de até três salários mínimos adquirirem sua moradia. “Estamos atuando em todas as frentes disponíveis na Agehab para melhorar as condições habitacionais da população de Formosa e todo o Entorno do DF”, conclui Baldy.