Padre Bernardo e Novo Gama vão receber casas a custo zero
07 maio 2024 às 16h08
COMPARTILHAR
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), está realizando o maior volume de construção de casas a custo zero na história da política habitacional do estado. Serão 1,7 mil moradias em 43 municípios, sendo dois do Entorno: Padre Bernardo e Novo Gama.
A iniciativa faz parte do programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero, que já alcança 58% dos municípios goianos e integra as políticas públicas promovidas pelo Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais.
As moradias são edificadas em esquema de parceria: o governo estadual fica responsável pela construção dos imóveis, enquanto as prefeituras entram com o terreno e a infraestrutura. “Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.
Diminuição do déficit habitacional
Em Padre Bernardo, o prefeito Joseleide Lázaro (UB) informa que 32 famílias já foram beneficiadas pelo programa. Agora, serão disponibilizadas mais 27 casas a custo zero. “Estamos trabalhando diuturnamente para diminuir o déficit habitacional em Padre Bernardo”, afirma o gestor. “Hoje temos aproximadamente 500 famílias cadastradas no município que não têm condições de ter o seu imóvel próprio. Com a gestão do governador Ronaldo Caiado (UB) e a nossa, podemos fazer a diferença na vida das pessoas que aguardam por uma moradia e se encontram em estado de vulnerabilidade”, complementa.
Critérios do programa
Pessoas que quiserem se cadastrar no programa Pra Ter Onde Morar, na modalidade Construção/Casas a Custo Zero devem ter inscrição ativa no CadÚnico, ser maior de 18 anos, receber renda mensal familiar de até um salário mínimo, morar no município onde pretende se inscrever para o programa há pelo menos três anos, não ter recebido benefício de outro programa habitacional e nem ser proprietário de algum imóvel.
Os interessados devem aguardar os editais publicados no site da Agehab e a abertura do período de inscrições, a serem feitas no mesmo sítio eletrônico. A etapa seguinte é a realização de um sorteio das casas entre as famílias inscritas.