Considerada hoje uma região estratégica tanto para Goiás quanto para o Distrito Federal, o Entorno tem tido grande visibilidade, sendo fonte de pautas importantes para os veículos de comunicação. Durante esse período de eleições, isto ficou ainda mais evidente. A mídia está atenta ao que acontece nos municípios circundantes ao DF e tem promovido debates e entrevistas com candidatos, esclarecido a população acerca da legislação eleitoral, além de divulgar fatos polêmicos em meio ao calor da campanha.

Este olhar mais atento ao Entorno também é reflexo da maior autonomia política da região. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), mais de 18 mil eleitores transferiram seus títulos do DF para municípios circunvizinhos a Brasília, com destaque para Águas Lindas, Valparaíso de Goiás e Luziânia.

Neste cenário, o Jornal Opção e em especial o Opção Entorno se tornaram referência na cobertura do processo eleitoral na RME, divulgando as propostas dos candidatos quanto a temas sensíveis da região, como infraestrutura, educação, saúde e mobilidade urbana.

Jornalismo sério e isento

Caroline Fleury: “Não tem lado e nem politicagem: tem cobertura e isso só engrandece esse processo democrático que são as eleições” (Foto: Jornal Opção)

A titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, reconhece a atuação importante desses periódicos. “O Opção pratica um jornalismo sério, isento. Num momento como esse de eleições, é ainda mais fundamental a cobertura que vocês têm realizado, porque é diferenciada, aborda várias temáticas, fala de segurança, de desenvolvimento regional, e há a preocupação também com a diversidade, com a participação da mulher, dando oportunidade para os candidatos apresentarem as propostas”, analisa. E acrescenta: “Não tem lado e nem politicagem: tem cobertura e isso só engrandece esse processo democrático que são as eleições”.

Para a secretária, o atual pleito não se resume a uma mera escolha de quem vai conquistar cargos em prefeituras e câmaras municipais, mas a definição de qual futuro a população espera para a região. Ela ressalta, ainda, que ninguém falava das eleições nessas cidades como o Opção e o Opção Entorno têm feito.  “Isto chama a atenção para o tamanho dos municípios, para os eleitores e para os desafios a serem enfrentados”, observa.

Por fim, Fleury acredita que, após findado o período eleitoral, o Entorno terá ainda mais visibilidade. “Vão ficar os registros do que os candidatos disseram e se propuseram, para que o eleitor possa cobrá-los. Então, para o acompanhamento do mandato, isto será muito importante”, conclui.

Leia também:

Na Região Metropolitana do Entorno, 2.413 candidatos a vereadores disputam as eleições pela primeira vez