Na Região Metropolitana do Entorno, 2.413 candidatos a vereadores disputam as eleições pela primeira vez
17 setembro 2024 às 13h23
COMPARTILHAR
Em Águas Lindas de Goiás, 276 candidatos disputam a preferência dos eleitores pela primeira vez, segundo informações do TSE. Entre os que pretendem ter uma cadeira na Câmara Municipal, está o advogado Adenilson Santos (PSDB), 34 anos, morador da cidade desde 1995. “A região onde moro, a Morada da Serra, e os bairros vizinhos nunca elegeram um morador. São bairros periféricos que, juntos, somam mais de 10 mil eleitores e enfrentam os mesmos problemas de abandono pela prefeitura. Quero ser uma nova voz para esses bairros periféricos, e não somente para eles, mas para toda a cidade”, afirmou o candidato.
Para conquistar os votos, Adenilson tem feito uma campanha simples, com poucos recursos financeiros, conversando diretamente com os eleitores. “Vou às paradas de ônibus de madrugada, a partir das 4h, e às portas das faculdades à noite. Uso minha Kombi 93, apelidada de Poli, para fazer pequenos comícios nos bairros mais esquecidos. Transmito tudo pelas minhas redes sociais e essa abordagem tem gerado um retorno positivo”, contou.
O candidato aborda também as dificuldades enfrentadas na campanha eleitoral. “Além da falta de recursos e da competição com políticos que controlam a máquina pública, ainda há o desafio de superar a compra ilegal de votos de alguns candidatos, principalmente nos bairros mais pobres. No entanto, me mantenho otimista com a possibilidade de conscientização das comunidades e renovação política. A expectativa é de alcançar êxito”, disse.
Servir à comunidade
Aos 33 anos de idade, a enfermeira Laisa da Saúde (MDB) entra na briga por uma das 11 vagas na Câmara de Vereadores de Cristalina. Além dela, outros 190 candidatos participam das eleições pela primeira vez. “Atuo há 12 anos na área da saúde no município e, nos últimos sete anos e meio, tenho trabalhado em um setor chamado Regulação, dentro da Secretaria de Saúde. Conversando com minha família, amigos e a comunidade, resolvi vir como vereadora nesse pleito eleitoral. Eu acho que é o momento de ter pessoas novas, de mulheres na política, que tenham realmente vontade de prestar um serviço para a comunidade em geral”, declarou.
Para Laisa, um dos desafios nestas eleições é superar a queda do interesse geral por política por parte dos eleitores, impulsionada especialmente pela falta de entendimento do sistema político. “Uma das dificuldades maiores é tentar mostrar ao cidadão que a política vai definir os próximos quatro anos da vida dele, em relação à vivência em comum e em comunidade, além da qualidade e o acesso aos serviços de saúde, educação, infraestrutura, segurança, entre outros”, frisou.
Sobre as expectativas do pleito, a candidata enfatizou que a população precisa realmente de novos olhares e reforçou a importância de ter mais mulheres na política. “É muito bom ouvir as pessoas e entender as demandas da cidade. Mais do que nunca, precisamos muito das mulheres nos espaços de decisão, porque nós temos um olhar especial para as questões sociais”, concluiu.
Buscando soluções e melhorias
Em Luziânia, o ex-secretário de Saúde, Gonçalo Henrique (Republicanos), concorre ao cargo de vereador com apoio do prefeito Diego Sorgatto (UB), que disputa a reeleição. Formado em pedagogia e administração, ele tem uma trajetória de atuação como assessor na Câmara e na administração municipal, e ganhou visibilidade estando à frente da coordenação do programa Opera Luziânia, que beneficiou mais de 20 mil pessoas com procedimentos médicos.
“Durante minha gestão, tive algumas dificuldades e eu tinha que buscar soluções na Câmara, como, por exemplo, uma suplementação orçamentária. E é para isso que quero ocupar uma cadeira, para lutar por melhorias na saúde por meio de apresentação de projetos de lei e aumento do orçamento para a área”, afirmou Gonçalo.
Entre as dificuldades, o candidato citou a mudança de regras para coligações: “É a primeira eleição que não vai ter coligação para vereador, então, diminuiu a quantidade de candidatos por partido. Isto por si só já é um dificultador, pois aumenta a quantidade de votos que o candidato precisa obter para ocupar uma das 21 cadeiras. Apesar dos desafios, eu conto com o apoio de muitos voluntários e amigos, o que me dá a sensação de estar no caminho certo”, finalizou.
Novas ideias para a saúde pública
Eliosmar Ribeiro dos Santos Junior, mais popularmente conhecido como Eliosmar Veterinário (PSD), tem 28 anos e é formado em medicina veterinária. Atuou como militar do Exército Brasileiro por oito anos. “Já formado, recebi um convite do candidato a prefeito, Jean Eustáquio (MDB), para trabalhar no Castramóvel da nossa cidade. Foi um sucesso e agora aceitei o desafio para disputar uma vaga para a Câmara. Decidi participar das eleições, porque acredito que é o momento certo para trazer novas ideias para a política da nossa cidade”, enfatizou.
Com apoio do Partido Social Democrático (PSD) e do atual prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz (UB), Eliosmar Veterinário falou sobre as expectativas para o processo eleitoral. “Estou confiante de que posso conduzir uma campanha forte e bem estruturada, com todo apoio que venho recebendo. Sinto-me honrado por poder representar minha comunidade e trazer novas ideias e soluções para nossa política local, especialmente em áreas como saúde pública, bem-estar animal e apoio aos jovens”, divulgou.
Guia para candidatos a vereadores
O cientista político e comunicador Márcio Aguiar lançou para estas eleições o e-book “O Guia Definitivo para a Vitória: estratégias poderosas de marketing político para a campanha de vereador”, com orientações e estratégias eficazes para candidatos às câmaras municipais, especialmente aqueles sem nenhuma experiência política.
“É uma ferramenta que aborda desde a construção de uma identidade política forte, até estratégias de engajamento com eleitores nas redes sociais”, explica o autor. Márcio destaca, ainda, que o conteúdo ensina como entender profundamente o perfil do eleitor, além de definir uma mensagem clara e atraente, e formar uma equipe de apoio eficaz. O e-book oferece também dicas práticas de comunicação, preparando o candidato para se destacar na campanha e conquistar a confiança dos eleitores”, enfatizou o cientista político.
Leia também:
Posição ou oposição: vereadores do Entorno demarcam seus territórios