Obras do Distrito Federal incluídas no Novo PAC favorecem municípios do Entorno Norte
12 abril 2024 às 18h38
COMPARTILHAR
O restante do projeto de infraestrutura do BRT já integra o rol dos projetos do Novo PAC e será apresentado para as equipes técnicas do BNDES e do Ministério das Cidades nos próximos dias. Com este intuito, o secretário de GDF, José Humberto Pires de Araújo, e gestores da pasta participaram de uma reunião na Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República para tratar das obras do DF incluídas no Novo PAC.
Vale ressaltar que o GDF cadastrou 121 projetos na plataforma do governo federal, das quais 19 foram selecionados, entre eles a expansão do Metrô em Samambaia, a duplicação da BR-080, o BRT Norte, além de obras nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, saneamento e outras de mobilidade.
Reunião acelera o início das obras
Roberto Garibe, secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, relatou que, a pedido do ministro Rui Costa, deram início à rodada de monitoramento dos projetos prioritários do PAC nos estados. “Fizemos uma reunião bastante produtiva com a equipe do GDF coordenada pelo secretário José Humberto e conseguimos pactuar um conjunto de decisões para acelerar as obras do Novo PAC no Distrito Federal”.
Sobre o BRT Norte, um dos 19 selecionados, trata-se de um dos principais projetos do eixo rodoviário, que vai ligar o Plano Piloto até Planaltina e Planaltina de Goiás, com linhas rápidas de ônibus. A obra será dividida em duas etapas, sendo a primeira com a construção de estações e terminais, e depois o corredor de ônibus que vai ligar o Plano Piloto até Planaltina.
O BRT Norte trará benefícios significativos para a população, reduzindo o tempo de deslocamento, melhorando a fluidez do trânsito e oferecendo uma alternativa de transporte mais eficiente e confortável que atenderá às necessidades de deslocamento de milhares de pessoas diariamente.