Chegou a hora da “Virada”

07 novembro 2023 às 20h14

COMPARTILHAR
O projeto prevê o plantio de mudas e a capacitação de servidores públicos. Somente na última edição, mais de 204 prefeituras participaram e, ultrapassando fronteiras, Chile, Portugal, Espanha e Uruguai também marcaram presença. Esta será a quinta edição do projeto e, até o momento, 138 cidades já confirmaram sua participação.
Vale lembrar que a adesão é gratuita e pode ser feita até o dia 15 de novembro. Além do preenchimento do termo de inscrição, a única exigência é que a prefeitura se comprometa a registrar cada ação de plantio no aplicativo Plante Go.
Redução de carbono na UFG
Idealizado pelo professor Emiliano de Godoi, da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Virada Ambiental tinha como proposta inicial diminuir a quantidade de carbono da UFG, mas acabou ganhando força com parcerias junto à Associação Goiana de Municípios (AGM) e à Federação Goiana de Municípios (FGM). Somente em 2021, o projeto realizou o plantio de 178 mil mudas no estado de Goiás e, em 2022, mais de 175 municípios de seis estados brasileiros se uniram à iniciativa.

Instituída pela Lei nº 20.552, de 11 de setembro de 2019, e alinhada com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, a Virada Ambiental pretende, sobretudo, sensibilizar toda a sociedade quanto ao plantio de espécies nativas.
Além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), são parceiros do projeto: a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa); Confederação Nacional de Municípios (CNM); Associação Goiana de Municípios (AGM); Receita Federal; Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego); Saneamento de Goiás S.A. (Saneago); Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO); Federação Goiana dos Municípios (FGM); União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego) e outras instituições.
A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail: [email protected]