Um projeto de lei apresentado nesta sexta-feira (10/10) na Câmara Legislativa do DF (CLDF) prevê a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em locais de grande visitação turística do Distrito Federal.

De autoria do deputado distrital Pepa (PP), o PL estabelece que as estações de carregamento sejam instaladas próximas a monumentos, museus, espaços culturais, parques urbanos, feiras permanentes, centros de convenções e em locais de eventos de grande porte. Segundo o parlamentar, trata-se de uma estratégia para “alinhar o DF às melhores práticas internacionais de gestão urbana e ambiental” e reforçar a imagem da capital como “moderna, inovadora e comprometida com as gerações futuras”.

O texto do projeto também determina que os pontos de recarga sejam dimensionados conforme o fluxo estimado de visitantes e a oferta de vagas de estacionamento. Além disso, deverão obedecer às normas técnicas e de segurança vigentes, permitir recarga de veículos elétricos leves e híbridos plug-in, e contar com sinalização para uso público.

Caso seja aprovada, a regulamentação, fiscalização e implementação da lei ficariam sob responsabilidade da Secretaria de Turismo do DF (SETUR-DF), em conjunto com a Secretaria de Mobilidade (Semob-DF). O projeto ainda será analisado nas comissões da CLDF antes de ir ao Plenário.