Durante o ato solene, Marina deve fazer o anúncio oficial sobre medidas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Intituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre a proteção do Cerrado e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

“É primordial a gente pautar a questão ambiental e usarmos todas as ferramentas que pudermos. Seja por meio de legislações municipais com pautas positivas de preservação, seja pela educação ambiental, ou pela cultura. O cinema é um instrumento muito potente, por ser disseminador de ideias e informação, com o mais atrativo recurso do mundo, a tela gigante”, afirma a vereadora Aava Santiago (PSDB), que está à frente da solenidade na Câmara de Goiânia. 

O FICA deste ano acontece em meio à alta no desmatamento no Cerrado, que ultrapassou a Amazônia e se tornou o bioma mais afetado pela ação humana em todo o Brasil. Segundo levantamento feito pela MapBiomas com dados de 2023, um total de 1.110.326 milhão de hectares de Cerrado foram desmatados no período. Comparando com os números do ano anterior, houve um aumento de 67,7% na devastação do bioma nativo. 

Vale destacar que, desde o ano passado, o Governo Federal está produzindo o novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado (PPCerrado), com várias ações no intuito de frear a devastação do Bioma. A vegetação e o solo cerratenses desempenham importante função de acúmulo de água, abastecendo a rede hídrica do país e os principais aquíferos do planeta, deixando o bioma conhecido como “berço das águas”. 

Marina Silva participa ainda de outros atos para anúncios de ações em defesa do Cerrado na Chapada dos Veadeiros, na cidade de Cavalcante. O evento está previsto para o dia 28, às 9h, na Câmara Municipal de Cavalcante. No dia anterior, acontece audiência pública para discussão do tema.  

O Festival 

Neste ano, o Festival aconteceu entre os dias 11 e 16 de junho, na cidade de Goiás. Foram exibições de filmes, eventos de poesia e apresentações musicais, além dos debates e atividades de formação voltadas para a temática do clima, tudo de forma gratuita. 

Desde sua criação em 1999, o FICA tem se tornado um marco no cenário cultural de Goiás, atraindo diretores, artistas e cineastas do Brasil e do mundo para a histórica Cidade de Goiás. “Além das mostras e premiações, o Festival se destaca por suas ações sustentáveis, visando minimizar os impactos ambientais na cidade”, afirma a organização do evento. (Guilherme de Andrade)

Leia também: Partido de Marina Silva vai ao STF contra lei goiana que flexibiliza a fiscalização ambiental

Por motivo de saúde, Marina Silva cancela agenda em Goiânia