O Plano Emergencial procura fortalecer a Operação “Flona Viva”, que busca mobilizar a colaboração de entidades e da sociedade civil para a arrecadação de alimentos destinados à fauna até o início das chuvas. 

As atividades de resgate da fauna na Floresta Nacional de Brasília prosseguem, com equipes dedicadas à distribuição de alimentos e água aos animais nas áreas impactadas. Dentre os itens fornecidos, destacam-se frutas e uma mistura de sementes, que estão sendo colocadas em locais estratégicos para melhor atender às necessidades das espécies locais.

As atividades de resgate da fauna na Flona continuam, com equipes focadas na distribuição de alimentos e água aos animais. Foto: Liliane Barki

Para aqueles que desejam contribuir com a operação, os alimentos essenciais incluem mamão, banana, manga, melancia, laranja, abóbora, beterraba, cenoura, milho, alpiste e ração destinada a gatos, cães, equinos e roedores. Os animais feridos estão sendo encaminhados ao Hospital de Fauna Silvestre do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), onde recebem os cuidados apropriados.

Equipes de resgate 

A força-tarefa conta com um total de 150 pessoas, que fazem a vigilância e monitoramento da área do bioma Cerrado para evitar novas queimadas. A mobilização tem o apoio de uma aeronave e 35 viaturas. As equipes de resgate são integradas por profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MMA), do Jardim Botânico de Brasília (JBB) e da Fundação Zoológico de Brasília.

Como colaborar 

Os locais para entrega de alimentos para os animais resgatados são os seguintes: 

  • Portões de acesso ao Parque da Água Mineral;
  • Sede da APA do Planalto Central – – Parque Nacional de Brasília – BR-450, no Parque da Água Mineral;
  • Flona de Brasília na BR-070, km 01 (Taguatinga);
  • Contato: Cláudia Rocha Campos: (61) 99862-9550.

Leia também:

Prefeitura de Valparaíso tem programação especial para a Semana do Meio Ambiente

Decreto publicado nesta sexta-feira (30), abrange 20 municípios afetados por incêndios florestais