Operação “Flona Viva” busca o apoio da sociedade civil para alimentar animais silvestres resgatados
10 setembro 2024 às 15h21
COMPARTILHAR
O Plano Emergencial procura fortalecer a Operação “Flona Viva”, que busca mobilizar a colaboração de entidades e da sociedade civil para a arrecadação de alimentos destinados à fauna até o início das chuvas.
As atividades de resgate da fauna na Floresta Nacional de Brasília prosseguem, com equipes dedicadas à distribuição de alimentos e água aos animais nas áreas impactadas. Dentre os itens fornecidos, destacam-se frutas e uma mistura de sementes, que estão sendo colocadas em locais estratégicos para melhor atender às necessidades das espécies locais.
Para aqueles que desejam contribuir com a operação, os alimentos essenciais incluem mamão, banana, manga, melancia, laranja, abóbora, beterraba, cenoura, milho, alpiste e ração destinada a gatos, cães, equinos e roedores. Os animais feridos estão sendo encaminhados ao Hospital de Fauna Silvestre do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), onde recebem os cuidados apropriados.
Equipes de resgate
A força-tarefa conta com um total de 150 pessoas, que fazem a vigilância e monitoramento da área do bioma Cerrado para evitar novas queimadas. A mobilização tem o apoio de uma aeronave e 35 viaturas. As equipes de resgate são integradas por profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MMA), do Jardim Botânico de Brasília (JBB) e da Fundação Zoológico de Brasília.
Como colaborar
Os locais para entrega de alimentos para os animais resgatados são os seguintes:
- Portões de acesso ao Parque da Água Mineral;
- Sede da APA do Planalto Central – – Parque Nacional de Brasília – BR-450, no Parque da Água Mineral;
- Flona de Brasília na BR-070, km 01 (Taguatinga);
- Contato: Cláudia Rocha Campos: (61) 99862-9550.
Leia também:
Prefeitura de Valparaíso tem programação especial para a Semana do Meio Ambiente
Decreto publicado nesta sexta-feira (30), abrange 20 municípios afetados por incêndios florestais