Painel do Instituto Besc aborda as mudanças climáticas e medidas de enfrentamento
17 setembro 2024 às 18h24
COMPARTILHAR
O Instituto Besc de Humanidades e Economia organizou painéis dedicados a discutir o papel da esfera pública, privada e das instituições de ensino na mitigação das mudanças climáticas. Entre os palestrantes, destacaram-se Felipe Borim, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Anderson Lessa, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Joel Goldenfum, do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática; e Giovanni Neto, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além de representantes da Universidade de São Paulo (USP).
Impactos na infraestrutura nacional
Segundo Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc, durante o painel em Brasília, foram discutidos temas vitais, incluindo a mudança climática e seus impactos na infraestrutura nacional, bem como o desastre ocorrido no Rio Grande do Sul e a histórica seca que afeta o Brasil.
Ribeiro salientou a importância da proximidade entre formuladores de políticas públicas e a iniciativa privada, enfatizando que o desenvolvimento da infraestrutura é um processo complexo e dispendioso, que requer a colaboração de todos os envolvidos. “O Instituto Besc se compromete a reunir esses atores em prol dos interesses do país, como evidenciado pela realização da décima edição do painel ‘Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística’”, destacou a presidente.
As sessões que trataram da Adaptação da Infraestrutura Nacional às Mudanças Climáticas; O Desastre no Rio Grande do Sul; e Adaptação às Mudanças Climáticas, Mitigação e Soluções Baseadas na Natureza podem ser conferidas pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/@institutobesc1822.
Leia também:
PPCUB: Brasília e seus vitais espaços mitigadores das mudanças climáticas