Produtores rurais de Águas Lindas e Padre Bernardo poderão ser remunerados para preservar o Rio Descoberto
21 março 2024 às 15h05
COMPARTILHAR
O Projeto Produtor de Água no Descoberto pretende adotar práticas para a preservação, conservação e restauração do solo e da água da Bacia do Alto Rio Descoberto. A grande novidade é que os produtores rurais poderão aderir ao edital de chamamento público divulgado pela Caesb, cuja área de abrangência contempla toda a bacia hidrográfica, o que corresponde a 452 km², sendo 70% no Distrito Federal (Brazlândia e Ceilândia) e 30% na região do Entrono no estado de Goiás, nos municípios de Padre Bernardo e Águas Lindas.
O objetivo é implementar medidas para preservar, conservar e restaurar o solo e a água da Bacia do Alto Rio Descoberto, tornando-a um exemplo na produção sustentável de água e alimentos. Isso visa assegurar a segurança hídrica e manter a vocação rural da região por meio de práticas de conservação do solo e da água, proteção e restauração da vegetação nativa.
Ao Jornal Opção Entorno, o subsecretário de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Segurança Hídrica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Jorge Werneck, disse que o projeto está com edital de chamamento disponível aos produtores que queiram participar dessa importante iniciativa, com reconhecimento nacional e internacional.
Werneck enfatizou que tanto o estado de Goiás quanto o Distrito Federal estão envolvidos no empreendimento da Bacia do Descoberto, com mais de 20 instituições parceiras em uma iniciativa caracterizada pelo modelo de governança. “Cada entidade sabe claramente de suas responsabilidades dentro do projeto, trabalhando de forma unida e em parceria para melhorar o saneamento e a qualidade de vida da população. Uma iniciativa de extrema importância e é louvável que a Semad faça parte dela”.
Segundo o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, o orçamento previsto pode chegar a R$ 10 milhões, a serem investidos nos próximos cinco anos. Ele frisou: “Inicialmente, o edital é dedicado aos produtores rurais de Brazlândia e de Águas Lindas de Goiás que queiram preservar o maior manancial do DF, responsável por abastecer 60% da população. A ideia é permitir que esses agricultores adequem as propriedades ambientalmente e que possamos fortalecer a relação entre os diversos usuários da bacia”, explica.
Chamamento público
Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, cuja celebração acontece nesta sexta-feira (22), a Caesb realizará o chamamento público para os produtores rurais dispostos a ajudar na preservação da Bacia do Rio Descoberto, no Haras Vale Feliz, em Brazlândia, em evento exclusivo para incentivar os interessados em participar do projeto.
Os produtores rurais interessados em aderir à iniciativa devem procurar os escritórios da Emater-DF em Brazlândia pelo telefone: (61) 3311-9313; da Emater-GO pelo número: (62) 98152-1596; ou a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás pelo telefone: (61) 3618-4007 (caso a propriedade rural esteja inserida nas áreas priorizadas).