A Comissão de Infraestrutura do Senado convidou várias autoridades do governo federal, de Goiás e do Distrito Federal para uma audiência pública nesta quinta-feira, às 9h30, no Plenário nº 13 da Ala Senador Alexandre Costa, do Senado Federal. A iniciativa da audiência é do senador Jorge Kajuru e visa discutir a alocação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados ao desenvolvimento do Entorno do DF, com foco na possível implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Brasília e Luziânia.

Deverão estar presentes no debate o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB); a secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury; o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves; o diretor de Parcerias com o Setor Privado do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Denilson Campello; o coordenador-geral de Apoio aos Entes Subnacionais do MDR, Paulo Toledo; o administrador regional de Santa Maria, Josiel França; o diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Renato Brown, o diretor-executivo de operações da concessionária VLI, Alessandro Pena; o presidente da Câmara Municipal de Luziânia, Carlos da Liga (UB); e o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB).

Projeto complementar

Segundo Caroline Fleury, o Governo de Goiás já havia destacado o projeto do BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF) como prioridade estadual. “Acreditamos que o VLT seja complementar e contribua para resolver um problema de mobilidade que persiste há décadas”, afirma a titular da SEDF-GO.

Ela explica que a Secretaria tem atuado em colaboração com a Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte, vinculada à Secretaria de Estado do Governo de Goiás (SGG) para analisar propostas voltadas à questão da mobilidade urbana. “Além disso, estamos trabalhando para estabelecer uma estrutura institucional conjunta entre os governos do DF, de Goiás e a União, visando criar uma governança intergovernamental que sustente todos os projetos em andamento e futuros”, ressalta.

O senador Jorge Kajuru, por sua vez, defende a implementação do VLT como uma alternativa ágil e sustentável, segundo declarou à Agência Senado. “Este projeto tem o potencial de beneficiar até 560 mil pessoas, proporcionando um transporte limpo e eficiente na região”, salientou.

Ressalvas quanto à proposta

Já o prefeito Diego Sorgatto, em entrevista à CBN, disse que as obras do BRT Luziânia-Santa Maria devem ser iniciadas até o fim do ano, mas fez ressalvas quanto à viabilidade do VLT, por utilizar uma linha férrea já existente que passa longe dos centros urbanos. “Qual seria a eficiência desse serviço – se de fato for implementado –, se haveria dificuldade da população se aproximar das estações de embarque?”, questionou.

De acordo com informações do gabinete do senador Jorge Kajuru, o edital de contratação da empresa responsável pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do projeto já foi publicado.