Construção de Passarelas na BR-040 é tema de audiência no Ministério dos Transportes

25 abril 2025 às 11h58

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Durante a reunião, o ministro dos Transportes, Renan Filho, ouviu as demandas de autoridades locais e parlamentares, comprometendo-se a avaliar as medidas necessárias para viabilizar a obra.
Já o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), destacou os riscos para quem precisa atravessar a rodovia. “A BR-040 corta áreas densamente povoadas de Luziânia e representa um risco constante para os pedestres. Infelizmente, são frequentes os acidentes fatais envolvendo quem tenta cruzar a rodovia, o que reforça a urgência das intervenções”, afirmou o prefeito.
Para ele, a parceria entre os entes federativos é essencial. “Estamos confiantes de que, com o apoio do Ministério dos Transportes, conseguiremos avançar nessa pauta tão importante para a segurança e qualidade de vida da nossa população. Agradeço especialmente ao deputado Célio Silveira (MDB), que tem sido um grande parceiro, e ao ministro Renan Filho, pela atenção e sensibilidade com nossa realidade local”, declarou Sorgatto.

Também participaram da audiência o prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB); o senador Vanderlan Cardoso (PSD); o deputado federal Célio Silveira (MDB) e o secretário municipal de Agricultura de Luziânia, Leandro Vieira. As lideranças reforçaram a importância de ações integradas entre os governos municipais, o Congresso Nacional e o Governo Federal para promover melhorias estruturais na região do Entorno do Distrito Federal.
Trecho com alto índice de atropelamentos
A implantação de passarelas é considerada uma medida fundamental para a segurança viária e para melhorar a qualidade de vida dos moradores que precisam atravessar a rodovia em áreas urbanas. A BR-040, especialmente entre Valparaíso de Goiás e Luziânia, é uma das rodovias federais mais perigosas do país, com altos índices de acidentes e mortes.
Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostram que, em um único ano, os quilômetros 10 a 30 da BR-040 registraram 140 acidentes e 26 mortes, colocando esses trechos entre os mais críticos do Brasil. Além disso, um estudo da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) aponta que, anualmente, pelo menos 15 pessoas morrem atropeladas nesses segmentos da rodovia.
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