O investimento é de R$ 319.751.557,44, provenientes de recursos do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor contempla 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte a Samambaia Sul. Ao longo do trajeto, duas novas estações serão construídas, cada uma com 7 mil metros quadrados.

Novos trens e melhorias

A obra inclui ainda a construção de três viadutos, com passagens integradas para pedestres, e de quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação. Também haverá projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.

Infográfico ilustrativo do GDF

O diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, enfatizou que está em processo a aquisição de 15 novos trens para atender as novas linhas de Samambaia e Ceilândia. “Nós estamos com o projeto aprovado no Ministério das Cidades e agora buscamos duas alternativas: uma financeira, via BNDES, e uma complementar, via outras fontes, inclusive internacionais”.

Novas linhas em Ceilândia

A extensão da linha de Ceilândia está no processo final de revisão, junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), para a republicação do edital de licitação. Serão 2,3 quilômetros, com duas novas estações, que vão cruzar Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNOs 5 e 13, e entre as QNOs 7 e 15 para o atendimento de 22 mil passageiros por dia.

Com as obras prontas e a complementação da frota, o Metrô-DF vai passar dos atuais 180 mil passageiros por dia para 420 mil. Atualmente, a rede tem 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga.

Leia também:

Metrô-DF vai ampliar a Linha 1 e inicia estudos para implementação de novo trajeto