Uma das obras mais esperadas pela população do Entorno do Distrito Federal, o BRT entre Luziânia a Brasília, previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi discutido em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, por meio de requerimento do senador Jorge Kajuru.

Além de parlamentares, o evento contou com a presença, entre outros, dos prefeitos Diego Sorgatto (UB), de Luziânia, e de Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso; da titular da Secretaria de Estado do Entorno (SEDF-GO), Caroline Fleury; do chefe da Unidade de Projetos da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), Fabiano Guimarães; do administrador da Região Administrativa de Santa Maria (DF), Josiel França; e da secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse.

Solução para a mobilidade no Entorno

Durante o debate, Diego Sorgatto reiterou seu apoio ao projeto do corredor exclusivo de ônibus ligando o DF a Luziânia, como tem enfatizado em várias de suas declarações à imprensa. “O BRT é a ferramenta que vai nos permitir resolver, de fato, o principal problema na região, que é a mobilidade”, discursou.

Ele ainda falou sobre um dos principais programas de sua gestão, o Tarifa Zero, iniciado em novembro do ano passado, que trouxe a gratuidade nas passagens do sistema de transporte municipal. “Antes de implementarmos esse programa, havia uma média de 5 mil passageiros por dia. Hoje são 17 mil. É um programa de transporte público e também uma política social”, declarou. E concluiu: “Guardadas as devidas proporções, penso o que seria se a gente conseguisse, de fato, implementar e consolidar essa obra para toda essa comunidade, que só no Entorno Sul é de aproximadamente 1 milhão de habitantes”.

Diego Sorgatto e Pábio Mossoró afinaram o discurso em defesa do BRT (Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado)

“Momento histórico”

Pábio Mossoró, por sua vez, também destacou a importância do BRT para a melhoria da mobilidade no Entorno. “Depois dessa obra, a região será outra”, ressaltou. “Um transporte de qualidade e barato é o mínimo para garantir segurança ao usuário que se desloca todos os dias para fornecer sua mão de obra. São milhares de pessoas, e Goiás reconhece essa necessidade”, acrescentou.

Após a audiência, o prefeito, em suas redes sociais, defendeu mais uma vez o projeto e lembrou que o BRT, ao ligar o DF à Luziânia, vai passar por Valparaíso, trazendo, segundo ele, desenvolvimento social e econômico ao município: “Estou muito feliz em estar participando deste momento histórico, que favorecerá estudantes, trabalhadores e demais cidadãos que se deslocam da nossa cidade diariamente até Brasília”.

Consórcio interfederativo

Caroline Fleury: “Precisamos avançar na formação de um consórcio interfederativo” (Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado)

Já Caroline chamou a atenção para a necessidade de integração entre os governos de Goiás, Distrito Federal e União para viabilizar a operacionalização do transporte na Região Metropolitana do Entorno (RME), especialmente após as obras de infraestrutura. “Como é que nós vamos fazer essa operação realmente funcionar e como é que essa operação para em pé? Como é que a gente integra o Distrito Federal?”, questionou a secretária do Entorno. “Precisamos avançar na formação de um consórcio interfederativo, que realmente seja uma autarquia visando um transporte integrado”, argumentou.

Jorge Kajuru salientou que é preciso senso de urgência em relação à obra do BRT, que deve começar o quanto antes, em sua opinião. “Essa audiência pública histórica é o pontapé inicial; agora precisamos colocar em prática”, concluiu.

Leia também:

Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre o VLT Brasília-Luziânia