O Governo Federal anunciou a liberação da primeira parte dos recursos que visam viabilizar a construção do Bus Rapid Transit (BRT) de Águas Lindas, uma das obras mais esperadas no Entorno do Distrito Federal, com trajeto de 35 km ligando o Terminal Águas Lindas ao Terminal Rodoviário de Ceilândia, com integração ao sistema de transporte do DF.

São R$ 7,85 milhões para a realização da etapa inicial, referente à elaboração do estudo preliminar e do anteprojeto, com conclusão prevista em até um ano. Posteriormente, será apresentado o estudo para inclusão da execução da obra no PAC.

O valor foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria 767, do Ministério das Cidades, que trouxe a relação das propostas selecionadas do “Novo PAC – Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Sustentável, Modalidade Médias e Grandes Cidades”.

Transporte de qualidade

Segundo a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, o BRT de Águas Lindas está começando do jeito certo. “Liberaram o recurso para os estudos, assim o estado terá condições de fazer todos os aprimoramentos e adequações ao projeto, para quando sair a verba para a própria obra, ela possa ser logo iniciada”, frisa. “Agora, temos o valor da obra do BRT de Santa Maria a Luziânia e o valor do projeto do BRT de Águas Lindas”, acrescenta, ao citar os dois mais importantes empreendimentos para melhorar a mobilidade no Entorno, ambos previstos no PAC.

Caroline Fleury em reunião com secretários municipais de Águas Lindas, na época em que o projeto do BRT foi cadastrado no Novo PAC (Foto: Divulgação)

Caroline salienta que o Governo de Goiás, por meio da SEDF-GO e da Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transportes (SPCT), vinculada à Secretaria-Geral de Governo (SGG), foi responsável por cadastrar a obra no programa. “Sob o comando do governador Ronaldo Caiado (UB) de trabalhar a mobilidade na região, fizemos esse cadastramento no PAC e temos muita felicidade em recebido a notícia da aprovação do recurso. Então, é mais uma entrega do governo estadual para os municípios do Entorno”, enfatiza. “Precisamos de um transporte público de qualidade, para que as pessoas possam exercer seu direito de ir e vir, tendo o transporte como direito social, como tem de ser”, finaliza.

Um marco para o Entorno

A previsão é que o BRT de Águas Lindas atenda cerca de 50 mil pessoas e seu trajeto deve passar, ainda, por Cocalzinho de Goiás, outro município do Entorno, viabilizando ainda mais os deslocamentos para os habitantes da região. “Este projeto é muito importante para a integração do Entorno. A ideia é que diminua de 60 a 50% o tempo gasto no deslocamento das pessoas entre Águas Lindas e o Distrito Federal. Isto vai gerar maior velocidade, segurança e melhor qualidade de vida”, analisa o subsecretário da SPTC, Miguel Ângelo Pricinote, em entrevista ao Jornal Opção Entorno. “Lembrando que, na visão do Governo de Goiás, mais do que facilitar a ida das pessoas do Entorno para o DF, o nosso foco é o desenvolvimento da região e que as pessoas diminuam essa dependência em relação à capital”, conclui.

Leia também:

Obras do Distrito Federal incluídas no Novo PAC favorecem municípios do Entorno Norte