Estudantes do 5º ano de escolas públicas de Luziânia (GO) participaram do concurso de contos ilustrados “Luziânia e Brasília: Terras de JK”, uma iniciativa que alia educação, história e turismo para despertar nos jovens o orgulho e o conhecimento sobre a região em que vivem. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Maria Luiza, com o envolvimento de professores da rede municipal e o apoio da Secretaria de Turismo, sob gestão do secretário Luciano Braz. “O concurso foi fundamental para estimular a criatividade e o interesse pela literatura entre os nossos alunos, promovendo um valioso intercâmbio cultural. A iniciativa não apenas destacou o potencial artístico dos estudantes, mas também fortaleceu o orgulho pela história regional, celebrando a rica herança deixada por Juscelino Kubitschek”, ressalta Maria Luiza.

Segundo o professor Ricardo Pereira da Silva, coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais, o projeto teve como proposta principal unir literatura e vivências históricas, permitindo que os alunos mergulhassem na trajetória de Juscelino Kubitschek e no contexto cultural do Entorno do Distrito Federal. “O projeto é importante porque ele traz a história, a geografia e a interdisciplinaridade na prática. O estudante deixa os conteúdos apenas dos livros e passa a vivenciar a história e conhecer a região em que mora”, explica o professor Ricardo.

A estudante Alice Bernardes, do CMEB Kennedy, foi a vencedora do primeiro lugar e garantiu a participação dos colegas de turma em uma visita à Fazenda JK, que reúne um rico acervo ligado à história do ex-presidente. “Eu estou muito feliz por conhecer a história de JK. Sim, Luziânia tem turismo. Traga a sua família e venha conhecer essa experiência”, convidou Alice.

A estudante Maria Rita, do CMEB Professora Ilka Meireles de Matos, conquistou o 2º lugar. O 3º lugar foi dividido entre as alunas Emanuelly Vieira, do CMEB Palhoça, e Larissa Maria, do CMEB Professora Geralda Divina Lopes Neto.

A estudante Alice Bernardes fez o convite ao lado do Secretário do Turismo, Luciano Braz: “Sim, Luziânia tem turismo. Traga a sua família e venha conhecer essa experiência”. Foto: Cintia Ferreira.

Vivência e aprendizado

Como parte das atividades, os alunos visitaram a Fazenda JK — última residência do presidente Juscelino Kubitschek — um local histórico que abriga diversas relíquias e que ainda é pouco conhecido, inclusive pela população local. A próxima etapa do projeto será realizada no dia 24 deste mês, com um passeio ao Memorial JK, em Brasília. Na ocasião, os estudantes também farão um tour guiado pelos principais pontos turísticos da capital federal. “Temos crianças que nunca saíram de Luziânia. Então, essa experiência extraclasse é transformadora para eles”, destacou o professor Ricardo.

Premiação e participação

O concurso premiou os melhores contos ilustrados com kits escolares e passeios culturais. A aluna vencedora do primeiro lugar, do CMEB Kennedy, levou a turma inteira para a visita. Já os estudantes classificados em segundo e terceiro lugares participaram individualmente da programação cultural. “A ideia é estimular a valorização da cidade e de sua história. Quando a criança vivencia o que aprendeu em sala, os olhos brilham. Elas passam a reconhecer o potencial turístico e histórico de Luziânia, que muitas vezes é deixado de lado”, afirma Ricardo.

No próximo dia 24, os alunos vão conhecer o acervo do Memorial JK, em Brasília. Foto: Cíntia Ferreira.

Continuidade e novas propostas

A iniciativa deve continuar no segundo semestre, com a proposta de trabalhar outro gênero literário e ampliar os temas abordados, com base no currículo do 6º ano. A expectativa é incluir novas trilhas e visitas, como ao centro histórico da cidade e à chamada “Trilha dos Escravos”.

“Quando o estudante descobre que sua cidade tem história, tem cultura, tem lugares para visitar, ele passa a valorizá-la muito mais. E esse é o nosso maior objetivo”, conclui o professor Ricardo.