Saneago diz que é falsa a notícia de suposta água contaminada em Formosa

31 outubro 2024 às 13h39

COMPARTILHAR
Recentemente, circularam vídeos em perfis de redes sociais e grupos de WhatsApp com a informação de que a água utilizada para abastecer o município de Formosa estaria contaminada. Entretanto, a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) alega se tratar de fake news e publicou uma nota procurando esclarecer a situação.
De acordo com a empresa, a água utilizada para abastecer a cidade obedece a todos os padrões de potabilidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Inclusive, todos os dados obtidos no monitoramento da Companhia são encaminhados para a Vigilância Sanitária. No município, as análises de segurança microbiológica estão em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação. Portanto, não há contaminação da água tratada e distribuída”, afirma, em nota, a companhia de abastecimento.
“Dentro dos padrões”
Segundo a Saneago, o local exposto nos vídeos que viralizaram na internet, refere-se à última etapa do processo de tratamento do efluente. Depois de tratado, esse material é devolvido ao Rio Preto, o “corpo receptor”. “Lembrando que este manancial não é responsável pelo abastecimento de Formosa. No município, a água bruta é captada nos córregos Bandeirinha e Brocoto. Além disso, antes de ser distribuída à população, a água passa pela estação de tratamento”, esclarece a companhia.
Por fim, a empresa conclui, dizendo que “a ETE Formosa conta com um sistema de tratamento de esgotos composto por lagoas de estabilização e que a unidade está operando dentro dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente”.
Leia também:
O município mais populoso do Entorno sofre com falta de água em alguns bairros