Entorno do DF vira rota de fuga para criminosos, mas operações reforçam combate

28 agosto 2025 às 14h45

COMPARTILHAR
A localização estratégica do Entorno do Distrito Federal, especialmente em regiões como Cidade Ocidental e Jardim ABC, tem se tornado um atrativo para criminosos que buscam se esconder. A proximidade com o Presídio Federal e com a Papuda, além da facilidade de acesso a rodovias que ligam Goiás, Minas Gerais, Bahia e ao próprio DF, tornam a área um ponto de interesse para foragidos da Justiça.
Segundo o Comandante Lucena, da Guarda Civil Municipal de Cidade Ocidental, esses fatores ajudam a explicar porque alguns criminosos escolhem a região. “Ali é um lugar de muito fácil acesso, onde você pode ir para a Bahia, Minas, o Distrito Federal e está dentro de Goiás. Além disso, por ser uma cidade pacata, alguns tentam se camuflar. Mas a principal questão é a proximidade com o presídio federal e a Papuda. O recado é claro: Cidade Ocidental não é lugar para criminosos. Entrou aqui, o sistema Ocidental 360° identifica, e a Guarda Civil Municipal ou outras forças de segurança vão deter esse indivíduo”, afirmou.
Na manhã dessa quarta-feira (27), a atuação integrada resultou na prisão de um homem procurado pelo crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal. O indivíduo, alvo da Justiça de Águas Lindas de Goiás e incluído no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi localizado no Jardim ABC após levantamento do Centro de Operações e Inteligência (COI).
Após a captura, o foragido foi levado à Delegacia de Cidade Ocidental, passou por exame de corpo de delito e encaminhado ao presídio local, onde ficará à disposição da Justiça.
Para o comando da GCM, operações como essa reforçam a mensagem de que a cidade não será abrigo para foragidos. “Estamos sempre atentos”, completou o tenente Lacerda.