Os agentes da PRF abordaram um Fiat Toro conduzido por um homem de 42 anos. Ao realizar os procedimentos de consulta, a polícia constatou a existência de um mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável, expedido pela Vara Judicial de Silvânia (Tribunal de Justiça do Estado de Goiás). Após confirmar a informação, a equipe conduziu o motorista para a Central de Flagrantes de Formosa.

Carga ilegal na BR-020

Durante a fiscalização de rotina na BR-020, os agentes da PRF apreenderam uma carga de 14 metros cúbicos de madeira de angico em Formosa. O conteúdo estava em um caminhão que seguia de Santa Rita de Cássia, na Bahia, rumo a Goiânia.

PRF fez apreensão de corte ilegal madeira na BR-020. Foto: Divulgação

Durante a abordagem, o motorista do caminhão demonstrou nervosismo e ao ser questionado sobre o que transportava, ele respondeu que se tratava de uma carga de abóboras. Porém, os policiais resolveram examinar o montante mais detalhadamente e flagraram o corte ilegal de angico.

Por não apresentar a emissão do Documento de Origem Florestal (DOF) para o transporte de produto florestal, o envolvido foi enquadrado no art. 46 da Lei Federal nº 9.605/1998, por transporte de madeira sem licença. O veículo com a carga foi apreendido e disponibilizado ao Ibama, órgão responsável pelo cumprimento da legislação ambiental.

Vale destacar que a exigência do DOF, instituído pela Portaria MMA n° 253, constitui licença eletrônica obrigatória para transporte, beneficiamento, comércio, consumo e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.