A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) reelegeu nesta quarta-feira, 30, a chapa única da Mesa Diretora para o segundo biênio da atual Legislatura. Os deputados que irão compor a mesa diretora devem assumir o cargo a partir de 2025.

A chapa é liderada pelo deputado estadual Bruno Peixoto (UB), que continuará como presidente da Casa até 1º de fevereiro de 2027, e recebeu 40 votos . Apenas o deputado Lucas do Vale (MDB) não conseguiu votar, pois está em viagem.

Durante seu discurso, o agora reeleito presidente da Alego, Bruno Peixoto, agradeceu o reconhecimento do seu trabalho a frente da casa, especialmente por parte do governador Ronaldo Caiado (UB). “Hoje fiquei feliz com o reconhecimento e quero externar e tornar público esse reconhecimento do nosso trabalho, feito pelo governador Ronaldo Caiado. Conversei com ele e disse ‘governador, quero fazer hoje a reeleição em virtude de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade novida no Supremo Tribunal Federal)’ e ele me parabenizou pelo trabalho a frente dessa casa e isso foi muito emocionante para mim. O reconhecimento de alguém que tenho grande carinho político, que é minha referência na vida pública e ter o reconhecimento dele foi muito importante para mim”.

A eleição da nova Mesa Diretora, segundo Peixoto, ocorreu seguindo orientação da Procuradoria da Alego, após questionamento judicial. “Sigo a lei e o que posso fazer é cuidar dos goianos. Informei o governador e ele reconheceu meu trabalho à frente da Assembleia e me disse que era importante eu continuar à frente da presidência da Alego”, comentou.

A 3ª vice-presidente eleita, Bia de Lima, afirmou que respeita a oposição e que Bruno está fortalecido para conduzir a casa. “Eu gosto da atuação do presidente Bruno (Peixoto) pelo respeito que ele tem com as forças políticas representadas na Assembleia. Ele respeita a oposição, sempre garante o direito ao contraditório e não coloca a Alego para ter dois pesos e duas medidas. Depois dessa ADI o Bruno sai mais fortalecido para continuar conduzindo a Assembleia”, afirmou a parlamentar.

Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026

  • Presidente: Bruno Peixoto (UB)
  • 1º vice-presidente: Issy Quinan (MDB)
  • 2º vice-presidente: Clécio Alves (Republicanos)
  • 3º vice-presidente: Bia de Lima (PT)
  • Primeiro vice-presidente corregedor: Julio Pina (Solidariedade)
  • Segundo vice-presidente corregedor: Lineu Olimpio (MDB)
  • Primeiro-secretário: Coronel Adailton (Solidariedade)
  • Segundo-secretário: Wilde Cambão (PSD)
  • Terceiro-secretário: Amauri Ribeiro (UB)
  • Quarto-secretário: Cairo Salim (PSD)
  • Quinto-secretário: Vivian Naves (Progressistas).

(Luan Monteiro)

Leia também:

Propostas em discussão na Alego podem virar lei e beneficiar a Ride