Para participar do programa goiano de habitação Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, é necessário que os interessados cumpram alguns pré-requisitos e sigam as etapas dentro dos prazos, até serem habilitados a adquirirem o cartão com a ajuda financeira de R$ 350 mensais por 18 meses para pagar o aluguel do imóvel. Uma dessas fases é a entrega dos documentos, fundamental para a família inscrita ser apta a receber o benefício.

Em alguns municípios da Ride, aqueles que já estão inscritos no programa estão sendo convocados pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) a enviarem a documentação solicitada. Em Luziânia, o prazo para isso termina no dia 7 de abril, enquanto em Alto Paraíso, Planaltina, Novo Gama e São João d’Aliança o último dia para envio é 12 de abril.

Como entregar a documentação

O procedimento pode ser feito totalmente on-line, no site da Agehab, utilizando campos específicos para carregamento dos documentos. Já quem não tem acesso à Internet, pode se dirigir a uma das agências do Vapt Vupt ou a um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Compreendemos as dificuldades que este público tem com relação às tecnologias, principalmente os mais idosos. Por isso, providenciamos parcerias com as Secretarias de Assistência Social dos municípios e com as unidades Vapt Vupt, nas cidades onde elas existem, para dar todo suporte. Ninguém vai ficar prejudicado”, garante o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Assim que a documentação for enviada, as famílias inscritas no Aluguel Social têm 30 dias para resolver pendências, se houver. Posteriormente, há o agendamento dos eventos de entrega dos cartões nos municípios, sendo que o nome do beneficiário deve constar na lista de convocação, a ser divulgada no site.

Pré-requisitos

As três condições fundamentais para ser habilitado a receber o cartão do Aluguel Social é estar com o CadÚnico atualizado, morar há pelo menos 3 anos na cidade para a qual está se inscrevendo no programa e não ter imóvel próprio. Também há alguns requisitos específicos, como superendividamento ou ser bolsista do Probem, entre vários outros, mas, neste caso, basta comprovar apenas uma das condições listadas.