O Prêmio Brasília de Artesanato é uma iniciativa conjunta do BRB com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e visa o desenvolvimento criativo e cultural, além de celebrar a diversidade e a inovação do segmento. A promoção da visibilidade do trabalho dos artesãos e o fomento à geração de renda e inclusão no cenário turístico, também são focos da premiação.

Artesanato em palha | Foto: Cláudio Gerber (Setur-DF)

Segundo informações da Setur, os trabalhos inscritos serão avaliados em quatro categorias. São elas: mestre artesão, artesão, artesão iniciante e artesão contemporâneo. Os vencedores terão seus trabalhos publicados em um catálogo digital, que contará sua história, técnicas aplicadas nas peças e suas inspirações. Os profissionais também receberão troféus, certificados e serão premiados com valores em dinheiro (estabelecidos por categoria e colocação, conforme o site do prêmio).

Como se inscrever

Os artesãos interessados em participar devem acessar o site oficial da premiação para efetuar a inscrição no 4º Prêmio Brasília de Artesanato: www.premiobrasiliadeartesanato.com.br.

É necessário preencher o formulário e anexar uma foto da Carteira Nacional do Artesão, optando pelas categorias disponíveis no link.

Palestras do Sebrae

O Sebrae promoverá uma série de palestras e oficinas aos inscritos. As atividades integram as trilhas de conhecimento e acontecem até o final do mês de agosto, nas regiões administrativas de Ceilândia, Lago Norte, Planaltina, Taguatinga, São Sebastião, Gama, Brazlândia, Cruzeiro e Sobradinho.

Artesãos de Planaltina

Ainda na agenda do segmento, em Planaltina, de 26 a 28 de julho, acontece a feira de artesanato diversificada com artesãos da região, o ArtesanArte. A iniciativa é do Instituto Cerrado Livre, com apoio da Setur. “O Festival ArtesanArte não apenas celebra a arte e a cultura, como também apoia ativamente os talentos locais”, destacou o presidente do Cerrado Livre, André Rangel.

Leia também:

Evento do terceiro setor premia projetos que promovem tecnologias para o desenvolvimento sustentável