Os esforços são voltados para o acolhimento e a orientação dos homens, visando superar barreiras culturais e incentivar uma nova visão sobre o autocuidado. Em Novo Gama, a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de atividades nesse sentido. Segundo a titular da pasta, Marília Chissolucombe, a prefeitura reafirma seu compromisso com a prevenção e a promoção da saúde masculina, apoiando plenamente a Campanha Nacional do Novembro Azul.

Equipe da Unidade de Saúde de Novo Gama durante ação preventiva do Novembro Azul. Foto: Divulgação

Nas unidades de saúde, a programação inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre exames de rotina e autocuidado. As atividades visam oferecer um espaço acolhedor, em que os homens possam tirar dúvidas e entender melhor a importância de adotar ações preventivas. “A prevenção é o caminho mais seguro para o bem-estar e a proposta é que o ambiente amigável nas unidades estimule a adesão e ajude a quebrar possíveis resistências ao cuidado preventivo”, acentua Marília.

Quebrando tabus

Com uma programação ainda mais intensificada, Luziânia amplia as atividades para homens acima dos 45 anos e para todos que desejam se manter informados e saudáveis. Glênio Magrini, secretário de Saúde do município, frisa que a cidade busca quebrar o tabu que ainda existe em relação aos cuidados preventivos para o homem. “A campanha visa, sobretudo, conscientizar a população masculina sobre os riscos de negligenciar a própria saúde e a importância do diagnóstico precoce para uma vida longa e com qualidade”, salienta.

Glênio Magrini: “A campanha visa conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce”

Para tanto, a Secretaria disponibiliza, ao longo de novembro, consultas e exames preventivos, incluindo o PSA, além de testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatite, glicemia e aferição de pressão arterial. Diversos profissionais de saúde também foram mobilizados em ações dentro das unidades, escolas e empresas, abordando temas como câncer de próstata, saúde mental e prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. Entre os destaques da programação estão encontros que ocorrerão no dia 22, na Unidade Básica de Saúde do Parque Alvorada, e no dia 29, na unidade básica do Mingone 2, no Jardim Ingá.

Exames preventivos em foco

Em Santo Antônio do Descoberto, a secretária de Saúde Macbena Marques ressalta que o Novembro Azul é um mês essencial para a conscientização sobre a saúde do homem e para o combate ao câncer de próstata, cuja detecção precoce pode salvar vidas. Macbena explica que, segundo o Ministério da Saúde, estimam-se no Brasil, entre 2023 e 2025, cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata, sendo essa a segunda principal causa de óbito por câncer na população masculina.

Em Santo Antônio do Descoberto estão disponíveis vários exames preventivos. Foto: Denner Nunes

Ela destaca a importância dos exames preventivos, como o PSA e o toque retal, para o rastreamento da doença, além de procedimentos como a biópsia, quando necessária. “A conscientização dos homens a buscarem o médico e realizarem os exames a qualquer sintoma, e a rotina de rastreamento anual é essencial para a detecção precoce da doença”, reforça.

Macbena chama a atenção, ainda, para os fatores de risco, que incluem idade acima de 60 anos, histórico familiar, obesidade e exposição a agentes químicos. Em fases iniciais, a doença pode ser silenciosa, mas sintomas como dificuldades ao urinar e aumento da frequência urinária podem surgir, enquanto em estágios avançados surgem dores ósseas e complicações mais graves, como infecções generalizadas e insuficiência renal. “O tratamento pode variar conforme o estágio, incluindo cirurgia, radioterapia, terapia hormonal ou observação vigilante”, conclui.

Atividades abertas à população

Em Cidade Ocidental, o Novembro Azul ganha relevância no município, com atividades práticas e acessíveis ao público. A prefeitura promove uma programação que envolve palestras, aferição de pressão arterial e glicemia, cortes de cabelo e testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites.

Marcado para o dia 13 de novembro, o evento acontece na Unidade Básica de Saúde da Família da SQ 11/12, a partir das 9h, e visa atrair a participação de homens de todas as idades.

Leia também:

Cidades do Entorno realizam ações do “Outubro Rosa” durante todo o mês, visando a saúde da mulher