O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), participou da abertura do evento Outubro Rosa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Ele destacou que, neste mês de prevenção do câncer de mama e do colo de útero, estava ali para reforçar a importância do cuidado com a saúde das mulheres. “Se informe, faça a prevenção e cuide da sua saúde. Quando diagnosticado no início, o câncer tem altas chances de cura”, afirmou o prefeito.

Kelly Fernanda, diretora e enfermeira do CIAM, frisou a importância da campanha, que acontecerá ao longo de todo o mês. “As mulheres podem procurar a unidade. Nós vamos dar o acolhimento, o atendimento com o mastologista e, também, podemos oferecer a mamografia, que vai possibilitar o diagnóstico e dar um resultado mais preciso”, divulgou a diretora.

Caminhada rosa e cuidados preventivos

Em Cidade Ocidental, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, promove algumas ações alusivas ao tema. No sábado, 19 de outubro, a partir das 8h, será realizada uma caminhada para conscientizar a população sobre as ações de prevenção. A cidade também recebe o evento “Minuta Rosa”, que levará informações sobre cuidados preventivos, autoexame das mamas, promoção da saúde feminina e questões relacionadas à violência doméstica e os seus impactos na saúde.

“Outubro é um mês especial, uma vez que ele marca uma campanha muito importante, a conscientização do cuidado com a saúde das nossas mulheres. Acredito que essas ações cuidarão não somente da saúde física, mas também da saúde mental e emocional, principalmente das mulheres que enfrentam, muitas vezes, desafios específicos”, afirmou a secretária de Mulheres, Kelly Araújo.

Kelly Araújo: “As ações cuidarão não somente da saúde física, mas também da saúde mental e emocional das mulheres”

Anualmente são executadas diversas ações que buscam alertar a população feminina sobre os cuidados com a saúde em Cidade Ocidental. “A Secretaria da Mulher, hoje, segue o trabalho que começou em 2019, quando a vereadora Ivone Souto (Republicanos) assumiu a pasta. Ela é detentora de vários projetos voltados para as mulheres de nosso município, sendo um deles a construção do Centro de Referência da Mulher Brasileira, inaugurado em março deste ano, que atende quase 450 mulheres em média e assiste mais de 220 mulheres por mês”, destacou a titular da pasta.

Luziânia veste Rosa

A Prefeitura de Luziânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça seu compromisso com a saúde da mulher com o lançamento da campanha “Luziânia veste Rosa”. A iniciativa inclui o Dia D de prevenção e combate ao câncer de mama, e será realizado no dia 18 de outubro, no Hospital Municipal do Jardim Ingá (HMJI), com atendimentos odontológicos, realização de mamografias e sala rosa para autoexame.

Glênio Magrini: “Essa ação visa facilitar o acesso ao exame para mulheres que, de outra forma, não teriam condições de realizá-lo”

“Essas ações têm o objetivo de sensibilizar a população para a importância do cuidado com a saúde, incentivar a realização de exames preventivos e mostrar que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Participar do Outubro Rosa é um ato de solidariedade e de apoio às mulheres na luta contra o câncer de mama”, enfatizou o secretário de Saúde de Luziânia, Glênio Magrini.

O HMJI também vai disponibilizar 350 mamografias gratuitas durante todo mês. “Essa ação visa facilitar o acesso ao exame para mulheres que, de outra forma, não teriam condições de realizá-lo”, complementa o secretário. Além disso, instituições de saúde irão promover palestras para falar sobre a importância do autoexame, sintomas do câncer de mama, fatores de risco e formas de prevenção.

Leia também:

Mulheres discutem iniciativas voltadas à população feminina do Entorno