Prefeitura de Luziânia anuncia criação do Centro de Especialidades em parceria com a UniRV
07 novembro 2024 às 13h47
COMPARTILHAR
A iniciativa busca ampliar a oferta de serviços de saúde especializados para a população, com a participação de professores da faculdade de Medicina e especialistas da Universidade de Rio Verde (UniRV).
Durante o encontro com o reitor da universidade, Alberto Barella, o prefeito destacou o impacto positivo que a instalação da faculdade de Medicina trará para a cidade e explicou o objetivo da nova parceria. “Quando empenhamos esforços para trazer a faculdade de Medicina para Luziânia, tínhamos em vista a realização de parcerias como essa, que sabemos, irá melhorar significativamente a saúde do município”, afirmou Sorgatto.
O Centro de Especialidades deverá começar a funcionar no começo do próximo ano e, inicialmente, disponibilizará atendimentos em reumatologia, gastrologia e infectologia. Com o avanço das turmas e a chegada de novos professores e especialistas, outras especialidades serão incorporadas ao projeto. “As turmas estão no 5º período e iremos receber professores em diversas especialidades. Já estamos nas tratativas para implantarmos o Centro com esses grandes profissionais”, divulgou Sorgatto.
Regulação e critérios de atendimento
O novo centro será regulado pelo Sistema de Regulação do município, seguindo os mesmos critérios já utilizados nas unidades de saúde locais. “Os pacientes deverão procurar uma de nossas unidades de saúde, passar pela consulta com o clínico geral e, se necessário, serão encaminhados para o especialista adequado”, detalhou o gestor municipal.
A implantação do Centro faz parte de um planejamento iniciado antes da chegada da faculdade de Medicina ao município. “O projeto é autossustentável, na medida em que a faculdade ofertará os especialistas e a Prefeitura coordenará a regulação”, afirmou o prefeito. “Assim que novas especialidades passem a fazer parte da grade curricular, outros especialistas estarão à disposição da rede municipal de saúde. Não iremos ‘inventar a roda’, apenas fizemos um planejamento lá atrás e agora colocaremos em prática as melhorias que uma faculdade de Medicina pode trazer para a saúde do município”, enfatizou.
Para a população, a chegada do Centro de Especialidades representa não apenas um novo recurso de saúde, mas também uma oportunidade de atendimento por profissionais altamente qualificados. Sorgatto destacou a especialização dos médicos que integrarão a clínica. “Quanto aos atendimentos, ressalto que os médicos serão professores, com especialização, mestrado e até doutorado, que com certeza realizarão uma prestação de serviços de altíssima qualidade”, concluiu.
Leia também: