Crianças recebem diversas vacinas em escola de Planaltina
14 agosto 2024 às 15h44
COMPARTILHAR
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), foram aplicadas as seguintes vacinas: gripe; Covid-19; tríplice viral; febre amarela; difteria, tétano e coqueluche (DTP); hepatite A; pentavalente e poliomielite (VOP).
Zé Gotinha estava presente distribuindo os “certificados de coragem”, para estimular a meninada e amenizar o medo que as crianças têm de tomar injeção.
Imunização de crianças e adolescentes
A vacinação nas escolas e em creches é uma medida adotada pela SES-DF junto à Secretaria de Educação do DF (SEE-DF). A promoção de saúde é voltada às famílias que não encontram o tempo para levar os filhos à UBS.
Lucilene Soares, gerente de Serviços de Atenção Primária, explica que iniciativa busca manter atualizados os cartões de vacinação deste público, de modo a evitar doenças que causem impacto na saúde e na frequência escolar das crianças.
Programa Nacional de Imunizações (PNI)
O PNI desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública no Brasil desde 1973. Com uma oferta de 45 diferentes imunobiológicos, um dos principais objetivos do programa é justamente assegurar que as vacinas sejam acessíveis a todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica, com campanhas anuais que são fundamentais para a manutenção da caderneta de vacinação atualizada, promovendo a imunização eficaz e contribuindo para a erradicação de enfermidades.
Um total de 19 vacinas compõe o calendário de imunização de rotina, proporcionando proteção desde os recém-nascidos até adultos. Vale destacar que todos esses imunobiológicos são disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o que garante a equidade no acesso à imunização em todas as regiões do país, incluindo estados, municípios e o Distrito Federal.