Formosa participa da campanha de doação de sangue antecipada antes do carnaval

26 fevereiro 2025 às 16h42

COMPARTILHAR
Atentos ao feriado, por ser um período crítico com alta ocorrência de acidentes e de modo a garantir a manutenção dos estoques de sangue no estado, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos está convocando a população a realizar doações antes do período do Carnaval. Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doador pode salvar até quatro vidas com apenas uma coleta.
A prefeita Simone Ribeiro (PL) destacou a importância do trabalho do município junto ao Hemocentro, por ser local de coleta, que atende principalmente áreas essenciais. “Nós sempre buscamos incentivar a doação de sangue e, agora, junto à equipe, vamos motivar ainda mais a população, porque precisamos aumentar o número de doações e ainda há pouca divulgação”, pontuou.

A gestora frisou, ainda, ao Jornal Opção Entorno, que a prefeitura está trabalhando diuturnamente junto à Secretaria de Saúde municipal para mobilizar a comunidade de modo a garantir que o banco de sangue tenha um quantitativo adequado.
Campanha estadual
Para assegurar o abastecimento de sangue nas 223 unidades de saúde atendidas pelo Hemocentro de Goiás, a diretora-técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que as doações de plaquetas são fundamentais no tratamento de pacientes com dengue, devido ao risco de hemorragias.
Ela relata que o Hemocentro de Goiás enfrenta uma crise nos estoques de sangue. Segundo Ana Cristina, no período de Carnaval, além de haver redução de doadores devido a viagens, há uma tendência de aumento nas transfusões em função dos acidentes nas rodovias.
“Enfrentamos uma baixa histórica no número de doações. Por isso, faço um convite especial para os doadores dos tipos negativos, especialmente os tipos B e O negativo, utilizado em atendimentos de emergência”, afirma.
Outras unidades de coleta estão sediadas em Ceres, Jataí, Iporá, Porangatu, Quirinópolis, Catalão e Rio Verde, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Leia também:
No Dia do Doador de Sangue, o Hemocentro de Brasília lança campanha sobre a importância da doação