Encontro coordenado pelo Cosems debateu a melhoria do sistema de saúde nos municípios
14 fevereiro 2024 às 19h16
COMPARTILHAR
Coordenado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems GO), o encontro discutiu temas importantes para a melhoria da saúde nos municípios representados e foi sediado em Luziânia.
O anfitrião do evento, o secretário de Saúde do município, Glênio Magrini, ciceroneou os 31 secretários de saúde da Região Macro Nordeste, a presidente do Cosems, Patrícia Fleury, assim como assessores técnicos e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e toda a equipe da Regional de Saúde do Entorno Sul.
Magrini destacou para o Jornal Opção Entorno que a reunião foi marcada pelo debate de assuntos extremamente relevantes para a saúde do Entorno e do município. “Dentre as pautas, temos que destacar a pactuação de cirurgias eletivas, em que os municípios puderam acordar entre si e com entes federativos e a própria SES-GO as possibilidades de recebimento de recursos do Ministério da Saúde e da SES-GO para a realização de cirurgias eletivas”.
O secretário também enfatizou a redução de filas de procedimentos cirúrgicos pelo programa “Opera Luziânia”. Segundo ele, o próximo passo é organizar o sistema, possibilitando a inclusão de novos pacientes. “A secretaria de Saúde de Luziânia estará ativamente empenhada, incluindo novos pacientes e formalizando todo o processo de trabalho, para que fique ainda mais transparente o posicionamento desta fila, de modo que o cidadão tenha a garantia da sua cirurgia”, frisou o titular da pasta.
Rede ambulatorial em destaque
Outra pauta importante em discussão foi a organização da Rede Ambulatorial junto à SES-GO. De acordo com Magrini, atualmente o Estado de Goiás possui unidades de saúde dentro desta Macro Região e o que os gestores pretendem é estreitar a conversa com o novo secretário de Estado da Saúde, levando as demandas reprimidas que os municípios não conseguem executar pela complexidade de alguns profissionais. “Além disso, precisamos expandir a fila de exames, como tomografia, colonoscopia, endoscopia, entre outros, de modo a facilitar o deslocamento e o agendamento dos pacientes, garantindo conforto e diminuindo os gastos com o transporte desses usuários do SUS”.
Gabinetes de crise e troca de experiências
Outro tema abordado pela Equipe da Regional de Saúde junto com a SES-GO foi a implantação dos gabinetes de crise da dengue na região do Entorno. Luziânia possui, atualmente, dois gabinetes instalados, sendo um em cada UPA do município, transmitindo em tempo real, ao Conecta SUS do estado, todos os indicadores de solicitação e vagas de internação e UTI, além de escala de servidores e insumos que estão sendo utilizados. “Nosso foco agora é a abertura física de unidades de referência para dengue de forma fortalecida e coesa. Isto é possível por meio da análise de dados que são gerados pelas equipes das UPAs. Atualmente, todas as unidades básicas estão aptas e realizam atendimentos leves, mas os gabinetes de crise nos mostram que podemos fazer muito mais em prol do cidadão e é isso que faremos ao longo desse período epidêmico de dengue”, esclareceu Magrini.
O secretário finalizou afirmando que reuniões como essa garantem a troca de experiências exitosas, o fortalecimento do diálogo e pactuações de serviços dentro da mesma região. “Nenhum município se fortalece com gestão monocrática, mas sim com gestão compartilhada e escuta de todo o corpo diretivo da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho deve acontecer com responsabilidade e, acima de tudo, zelando pelo bem maior que é a vida”.
Já a presidente do Cosems, Patrícia Fleury, agradeceu pela acolhida e ressaltou a contribuição das reuniões da Comissão Intergestora: “Isso faz com que nós possamos andar sempre de mãos dadas e cada vez mais fortalecendo tanto a região quanto o Estado de Goiás”, concluiu.