Entenda o protocolo de atendimento no Hospital Estadual de Águas Lindas

21 junho 2024 às 14h52

COMPARTILHAR
Prestes a completar uma semana de funcionamento, o Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (HEAL) conta com uma equipe de mais de 200 colaboradores e 20 médicos. Para operacionalização e organização dos atendimentos, a unidade hospitalar segue um protocolo específico, preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o diretor-técnico do HEAL, Nonato Diniz, os serviços de saúde pública funcionam em rede, responsável por gerenciar e coordenar o acesso de pacientes. “A recepção será sempre pela Regulação, que atua em conjunto com a saúde dos municípios atendidos na região. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem os pacientes e fazem o primeiro atendimento. Se for necessário encaminhamento para internação, isso é feito pela Regulação”, esclarece.
Primeira alta no hospital
Dentro desse sistema, foi registrada a primeira alta no hospital, do paciente Edmar Rocha Pires, residente em Águas Lindas. Ele apresentou um quadro de doença respiratória, tendo sido encaminhado ao HEAL pela Central de Regulação proveniente da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Águas Lindas, onde recebeu os primeiros cuidados, como manda o protocolo. Já no hospital, realizou exames e foi internado na última segunda-feira (17), até ser liberado no dia 20. Ao receber alta, Edmar foi recepcionado pelos familiares e teve despedida da equipe médica.
Nonato Diniz garante que a unidade hospitalar, esperada há tantos anos, vai se firmar como um local que prioriza o atendimento humanizado, aliado à competência dos profissionais. “Nossas equipes médicas e multiprofissionais receberam capacitação intensa para os serviços de saúde que serão prestados e todos passarão por reciclagem periódica, visando garantir um padrão de excelência no atendimento”, finaliza o diretor-técnico.
Leia também:
Hospital Estadual de Águas Lindas é inaugurado em dia histórico para o Entorno