Hospital Estadual de Águas Lindas será inaugurado na próxima segunda-feira (17)
13 junho 2024 às 15h49
COMPARTILHAR
Uma “novela” que se arrasta há quase 20 anos finalmente chega ao seu capítulo final. Foram episódios intermináveis de paralisações, abandonos e até mesmo inaugurações fictícias. Assim pode ser definida a longa história envolvendo a construção do Hospital Estadual de Águas Lindas, uma obra que ficaria apenas no “sonho”, não fosse a ação do Governo de Goiás em 2021, ao retomar as rédeas do empreendimento. Para a felicidade de 1,2 milhão de moradores do Entorno, a unidade hospitalar ficou pronta e será inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado na próxima segunda (17). Porém, a entrega para a população será feita de forma gradual, em três etapas. A previsão é de que, até o final de agosto de 2024, já esteja em pleno funcionamento.
Trata-se de um marco na política de regionalização da saúde promovida pelo estado. E, de fato, o novo hospital impressiona pela sua estrutura e vai entrar em operação com quase o dobro do tamanho previsto originalmente. Com investimento de mais de R$ 157 milhões, entre construção e aquisição de equipamentos e mobiliário, a unidade hospitalar contará com 16 mil metros quadrados de área construída, nos quais estarão distribuídos 18 blocos e 164 leitos, incluindo uma maternidade e 40 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O local também vai oferecer exames de tomografia, ressonância magnética, raio-X, ultrassom e bancos de sangue e leite. “Vamos ampliar significativamente os serviços de saúde nessa região, proporcionando cuidado e dignidade à população dos municípios do Entorno”, ressaltou Caiado.
Divisor de águas
Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti (UB), disse que considera a entrega do hospital um divisor de águas para a cidade. “Quando os poderes estão unidos em um propósito, conseguimos implementar políticas públicas. Este é um exemplo de algo que será entregue realmente funcionando para a população”, afirmou.
Por fim, o gestor destacou o fato de que tanto ele quanto o governador são médicos, cuja profissão já traz em si o grande propósito de cuidar da saúde das pessoas. “Eu acredito na missão divina de ter colocado dois médicos, um no município e outro no estado, para que pudéssemos unir forças e realizar a entrega deste hospital para nossa comunidade. O nosso governador Ronaldo Caiado não mediu esforços para que essa obra fosse concluída”, salientou. “Quem é médico, sabe que a coisa mais importante é salvar vidas ou preservá-las. Portanto, o governador, como médico, está honrando aquilo para o qual foi vocacionado, assim como eu”, finalizou.
Leia também:
Hospital Estadual de Águas Lindas será entregue em breve
Hospital Estadual de Águas Lindas vai beneficiar todo o Entorno do DF