Municípios do Entorno se engajam na campanha Agosto Dourado
12 agosto 2024 às 12h23
COMPARTILHAR
A cor dourada escolhida para a campanha deste mês foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”, capaz de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, além de proporcionar uma série de benefícios para a saúde do bebê. Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás e Novo Gama são algumas das cidades do Entorno que adotaram ações e medidas para incentivar a amamentação.
O mês do aleitamento materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017, que determina a intensificação, em agosto, de ações de conscientização e esclarecimento sobre o tema, utilizando meios como palestras e eventos, divulgação nas mais diversas mídias e em espaços públicos, além de iluminação ou decoração de ambientes com a cor dourada, dando mais ênfase ao assunto. “A gente entende que essa campanha precisa ser, de fato, propagada, principalmente dentro das unidades de saúde”, comenta o secretário municipal de Saúde de Luziânia, Glênio Magrini.
Segundo ele, todas as unidades do setor no município estão engajadas nas ações em prol do aleitamento materno. “Já começamos a realizar palestras, café da manhã para a comunidade e divulgação nas mídias, como o Jornal Opção Entorno, que é um sempre um parceiro”, ressalta. “Estão programadas reuniões com as comunidades para fazer as divulgações em espaços públicos, com ornamentação com laços dourados, cor que está relacionada ao padrão ouro da qualidade do leite materno. Então, tudo isso já está acontecendo dentro das nossas unidades básicas e, claro, aquele acompanhamento importantíssimo das gestantes e das puérperas, em ciclos de conversa”, detalha.
O secretário explica que as equipes das UBS, formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, juntamente com nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos no município integrantes do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica APS), realizam um trabalho multidisciplinar de conscientização sobre a eficácia da amamentação. “A mãe às vezes acha que o leite não é eficaz ou suficiente para o filho, mas o leite materno é, justamente, o alimento exclusivo e capaz de dar tudo o que o bebê precisa”, enfatiza Glênio. “Então, estamos trabalhando amplamente com essas divulgações, em todas as nossas unidades de saúde. É para fazer um Agosto Dourado bonito dentro de Luziânia”, acrescenta.
“Padrão ouro de qualidade”
A administração municipal de Santo Antônio do Descoberto de Goiás também está com ações para promover o incentivo à amamentação. “Eu tenho a honra de anunciar a celebração do Agosto Dourado, um mês dedicado à promoção e conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Reconhecendo o valor inestimável do leite materno para a saúde e desenvolvimento dos nossos bebês, organizamos uma série de palestras na UBS Centro”, anuncia o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato (UB).
Durante todo o mês, especialistas do município abordarão cuidados essenciais com a amamentação e a saúde das gestantes e puérperas. “Convidamos todas as mães, futuras mães e suas famílias a participarem dessas atividades, reafirmando nosso compromisso com o bem-estar das nossas crianças e a construção de um futuro mais saudável para todos”, frisa o prefeito.
A secretária de Saúde do município, Macbena Marques, por sua vez, complementa: “Este mês simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, e queremos oferecer serviços com padrão ouro de qualidade, fazendo uma referência ao Agosto Dourado”.
Rodas de conversa
Em comemoração à campanha, o Hospital Santa Rita de Cássia, que fica em Planaltina de Goiás, organizou um coffee break e palestras para gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação, que vão ocorrer nos dias 20 e 21 de agosto. Além disso, promoverá também capacitação aos colaboradores da equipe, com treinamento acerca da temática. “Iniciamos as rodas de conversa nas unidades de saúde sobre a campanha do Agosto Dourado, promovendo o fortalecimento e o incentivo à amamentação exclusiva com leite materno durante os seis primeiros meses de vida da criança. A roda de conversa será realizada com as psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas”, explica a secretária municipal de Saúde de Planaltina, Daniela Borges Meneses.
Ambiente favorável à amamentação
Outra cidade do Entorno que também se programou para apoiar a campanha é Novo Gama. “Por meio das unidades de Atenção Primária à Saúde, o município renova seu compromisso de apoiar as mães e as famílias. Vamos oferecer informações, realizar atividades e disponibilizar recursos para garantir que a amamentação seja uma experiência positiva e bem-sucedida”, destaca a secretária de saúde de Novo Gama, Marília Chissolucombe.
Para ela, é fundamental que profissionais de saúde e a comunidade em geral se unam para criar um ambiente favorável à amamentação. “O município está especialmente engajado em celebrar e apoiar essa prática essencial para o desenvolvimento e bem-estar dos nossos filhos. Nossas unidades convidam todos a participarem das atividades e eventos promovidos durante o Agosto Dourado e a refletirem sobre o impacto significativo que a amamentação tem na saúde e no futuro das nossas crianças”, finaliza a secretária.
Leia também:
Prefeituras do Entorno preparam ações para o “Junho Vermelho e Laranja”