Prefeituras do Entorno oferecem serviços públicos em plataformas on-line
16 abril 2024 às 14h14
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Em Valparaíso de Goiás, a implementação da digitalização de serviços nas secretarias municipais representa um avanço significativo no atendimento à população. Para o desenvolvimento dessa solução, foi contratada a empresa Virtual, para facilitar o acesso do cidadão, agilizar a vida daqueles que não dispõem de tempo para se deslocar até a prefeitura e proporcionar comodidade e eficiência.
Segundo o diretor-executivo da empresa, David Vieira de Souza, atualmente, diversos serviços são realizados on-line, como consulta processual; consulta de débitos e solicitação de negociação; emissão de certidões e demais documentos; alvarás de funcionamento, sanitário, obras e licenças do meio ambiente; além de questões relacionadas à iluminação pública, tapa-buraco, retirada de entulho, coleta de lixo, roçagem, manutenção de via e denúncias.
David destaca que, por meio de um dispositivo móvel ou computador com acesso à internet, cidadãos e empresas podem realizar esses procedimentos de qualquer lugar do país. Ele divulga ainda que, em breve, será possível marcar consultas on-line, ampliando ainda mais as possibilidades de acesso aos serviços de saúde. “Essa medida visa facilitar o agendamento, reduzindo filas e otimizando o tempo dos profissionais e pacientes”, afirma.
Para sanar dúvidas, ele orienta os usuários a entrarem em contato com o canal de atendimento da prefeitura. “Este canal está disponível em todas as telas do sistema e oferece suporte para esclarecer dúvidas, resolver problemas técnicos e facilitar o contato com a prefeitura. O serviço on-line existe desde 2021 e tem uma plataforma com mais de 90 mil usuários cadastrados, com aproximadamente 600 mil processos”, conclui.
Facilidade para os usuários
Na opinião da administradora Cleonice Marques, moradora de Valparaíso, a experiência com a plataforma de serviços digitais da prefeitura é positiva. Ela destaca a abrangência do serviço, que permite o acompanhamento de solicitações, consultas e exames, além da possibilidade de imprimir o IPTU.
Ela enfatiza a comodidade proporcionada pelo acesso remoto: “Quando esse sistema foi criado, fiquei muito feliz por ter a oportunidade de acompanhar a solicitação, sabendo que é uma ferramenta transparente, que permite verificar o andamento do processo”.
Conectividade em Cristalina
O município de Cristalina também vem se destacando pela ampla oferta de serviços digitais, proporcionando conforto e praticidade aos cidadãos. Há cerca de sete anos, a prefeitura implementou um sistema abrangente, que permite à população realizar diversas transações sem a necessidade de deslocamento físico.
Segundo o secretário municipal de Administração, Genelúcio Fábio Alves Carneiro Vieira, o sistema vem sendo constantemente atualizado e aprimorado, oferecendo novas funcionalidades. Somente em 2023, foram emitidos mais de 11 mil débitos e certidões de débito, demonstrando a ampla utilização dos serviços digitais.
A conectividade em Cristalina possibilita o acesso a diversos serviços essenciais, como emissão de documentos, pagamento de tributos, solicitação de certidões e agendamento de consultas. Além disso, o sistema digital agiliza os processos administrativos, reduzindo a burocracia e otimizando o tempo dos servidores públicos, conforme Genelúcio. “Estes serviços estão disponíveis para qualquer celular nas plataformas iOS e Android, com praticamente todas as funcionalidades listadas, incluindo, ainda, a possibilidade de abertura de processos junto à administração municipal”, informa.
O secretário frisa ainda que a tecnologia traz vantagens tanto para os servidores públicos quanto para o município. “Para os servidores, há a redução do tempo gasto na prestação de serviços, pois as atividades relacionadas à tecnologia não requerem intervenção humana. Isso libera o tempo dessas pessoas para outras tarefas mais estratégicas. Além disso, a tecnologia também gera economia financeira com a eliminação de processos físicos, como impressão e armazenamento de documentos, o que reduz a necessidade de estrutura física, materiais e infraestrutura. Isso resulta em uma redução significativa de custos para o município”.
Ao finalizar, Genelúcio enumera os benefícios da digitalização dos serviços públicos à sociedade, como maior facilidade de acesso, comodidade, agilidade e transparência. Tudo está, segundo ele, disponibilizado de forma on-line, em portal centralizado, para qualquer interessado, bastando ter acesso à Internet, sem necessidade, portanto, da presença física ou consulta a qualquer servidor público municipal.
Para a moradora do município e secretária Caroline de Araújo Souza, a plataforma permite que ela execute suas atividades pela página virtual da prefeitura. “Entro muito no site para emitir notas fiscais para os clientes do escritório onde trabalho”, relata.
Processo eletrônico reduz burocracia
Desde 2013, a prefeitura de Novo Gama vem oferecendo serviços digitais aos seus cidadãos. Conforme afirma o analista de sistemas Fellipe Bento, o site da prefeitura disponibiliza uma ampla gama de serviços, incluindo emissão de nota fiscal eletrônica, consulta de débitos, nada consta municipal e Serviço de Informação ao Cidadão (ouvidoria). Em breve, cidadãos também poderão realizar processos relacionados ao meio ambiente de forma totalmente digital.
Fellipe diz que os serviços digitais são fundamentais para aquelas pessoas que não conseguem se deslocar até a prefeitura por qualquer motivo. “Outro ponto positivo é a facilidade de utilização, porque não há burocracia, exceto para questões de ouvidoria”, frisa.
Por fim, o analista de sistemas salienta o suporte técnico disponível, para garantir a acessibilidade aos serviços eletrônicos. Segundo ele, essa ferramenta funciona de maneira simples e efetiva, com atendimento telefônico em tempo real, o que possibilita uma comunicação direta e imediata entre o contribuinte e o servidor responsável, a fim de que dúvidas e problemas sejam resolvidos de forma rápida.