Programa e-Goiás vai acelerar a transformação digital nos municípios do Entorno
24 maio 2024 às 11h19
COMPARTILHAR
O Jornal Opção Entorno conversou com o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, sobre o programa, que beneficiará, de acordo com ele, todos os municípios do Entorno. “O programa pretende apoiar as cidades do estado a se transformarem digitalmente. Isso irá passar, primeiramente, pelo nosso entendimento do nível de maturidade digital de cada cidade: se ela já possui serviços digitais e como é a relação dela com o cidadão no que concerne aos meios digitais. A partir disso, nós entraremos com apoio, para que essas cidades se desenvolvam na área digital”, divulgou.
Segundo Lyra Netto, já existe uma rede formada, a Rede Estadual de Transformação Digital de Goiás, em que o município escolhe fazer parte. “Essa rede já está aberta e, inclusive, já temos municípios do Entorno que fazem parte dela, como Santo Antônio do Descoberto. Esperamos ter a participação dos demais em breve”, afirma o secretário. Até o momento, a Rede conta com 48 cidades participantes, e a expectativa é atingir ao menos 30% delas já neste ano.
Recursos tecnológicos e infraestrutura
O programa terá três frentes de trabalho com o intuito de utilizar recursos tecnológicos e infraestrutura para gerenciar serviços e facilitar o dia a dia das pessoas. Inicialmente, os interessados poderão aderir a uma rede de municípios para transformação digital. “Depois, iremos medir a maturidade digital dessas cidades e apoiá-las nessa transformação. Então, em parceria com a Secretaria de Administração (Sead) e a Secretaria-Geral de Governo (SGG), entregaremos serviços que já são digitais, em níveis de estado, para os municípios”, afirmou.
O titular da Secti também destaca o trabalho que será desenvolvido por meio do GovTech, um programa de tecnologia do governo. “A proposta consiste nos municípios abrirem seus desafios, seus grandes problemas, para que a gente consiga trazer empresas inovadoras e centros de pesquisas para ajudá-los a solucionar. Às vezes, o problema pode estar na área da saúde, na área de prontuário eletrônico, por exemplo, mas pode estar também no campo de evasão escolar, contratos, entre outros”, explicou Lyra Netto.
Parceria produtiva com o IBAP
O programa será desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP) ao longo de três anos, com previsão de encerramento em maio de 2026. Fundado há mais de 30 anos, o instituto tem como missão impulsionar a excelência na gestão pública a partir de uma abordagem colaborativa e inovadora.
O líder técnico do projeto e-Goiás pelo IBAP, Lutiano Silva, acredita que as tecnologias digitais e a inovação têm um enorme potencial para transformar as cidades em espaços mais inclusivos e habitáveis. “Assinamos esse termo de cooperação técnica visando ajudar a Secti a desenvolver o programa por meio de consultorias com foco nos três pilares do projeto e direcionar ações para tornar as cidades cada vez mais inteligentes”, frisou Lutiano.
Num primeiro momento, o trabalho será voltado ao levantamento de informações para a Rede de Transformação Digital. O objetivo é conectar os municípios junto à secretaria, para identificar informações e iniciativas de transformação digital e inovação no âmbito da administração pública. Outro ponto será a criação de um Índice de Maturidade Digital dos Municípios, para levantar informações e realizar um diagnóstico de maturidade digital nas cidades.
“Neste sentido, o instituto pode desempenhar um papel fundamental no apoio à melhoria do nível de maturidade digital dos municípios, fornecendo orientações, capacitações, bem como visões e apontamentos de como a cidade pode superar os seus desafios e se tornar cada vez mais inteligente e conectada”, explicou Lutiano.
O e-Goiás vai propor ainda a inovação aberta para governos municipais por meio das govtechs, empresas e startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor público. “Vamos orientar os gestores municipais a captar recursos para o financiamento e execução de projetos que permitam investir na melhoria da zona de transformação digital”, concluiu Lutiano.
Índice de Maturidade Digital
Na avaliação do prefeito Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato (UB), a iniciativa proporcionará um diagnóstico digital detalhado de cada cidade, permitindo que sejam identificadas as áreas que precisam de melhorias para o direcionamento de políticas públicas de modo mais eficiente.
“Estou entusiasmado com o programa e-Goiás – Transformação Digital dos Municípios, especialmente com a criação do Índice de Maturidade Digital dos Municípios. Com essa ferramenta, poderemos modernizar a gestão, oferecer serviços públicos de melhor qualidade e promover um desenvolvimento sustentável para nossa cidade. Acredito que o e-Goiás será um grande aliado na nossa jornada rumo à inovação”, finalizou Aleandro.
Leia também:
Tecnologia em destaque na ConectaIF 2023, que acontece em Planaltina
Núcleo do SENAI em Valparaíso de Goiás está com matrículas abertas para cursos profissionalizantes