O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) publicaram os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, abordando as Regiões Administrativas do Distrito Federal e os 12 municípios da PMB: Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. No estudo, foi realizado um comparativo entre março e abril de 2024 com abril de 2023.

No DF, a taxa de desemprego diminuiu de 16,8% para 15,7% da população economicamente ativa (PEA), em relação a abril do ano passado. Já na PMB, o desemprego da PEA passou de 18,6%, em março, para 18% em abril deste ano. Em abril de 2023, essa taxa era de 20,6%.

Mais contratações

Em relação a março deste ano, houve um incremento no número de pessoas ocupadas na PMB, passando de 526 mil para 537 mil, sendo os setores de serviço e de construção os maiores responsáveis por esse aumento.

Nesse mesmo período, cresceu o contingente de assalariados em 2,8%, devido ao acréscimo de contratações no setor privado (4,1%), mas houve decréscimo no setor público (-5,3%).

Já quando se leva em consideração a Área Metropolitana de Brasília (AMB), que engloba DF e PMB, a taxa de desemprego teve uma leve diminuição entre março e abril de 2024, indo de 16,4% para 16,3%. Em abril de 2023, esse percentual era de 17,9%.