2ª Cavalgada de Comitivas fortalece a tradição sertaneja no município de Planaltina

15 março 2025 às 11h55

COMPARTILHAR
A concentração da 2ª Cavalgada de Comitivas acontece na GO-534 (entre o Posto WK e o Posto Ipiranga) e percorrerá as principais vias até a Praça Central, atraindo cavaleiros, amazonas e admiradores da tradição sertaneja.
A cavalgada conta com a participação de 24 comitivas, sendo 10 filiadas à Associação das Comitivas de Planaltina de Goiás e Região, presidida por Leonardo Nobrega, e outras 14 pertencentes ao Instituto das Comitivas, liderado por Duda. O percurso, com duração estimada entre 1h30 e 2h, deve reunir cerca de 500 participantes montados, além de um público de quase 1.000 pessoas acompanhando o trajeto de carro e bicicleta.
Cultura sertaneja

Há cinco anos, esses grupos vêm trabalhando para resgatar e manter viva a tradição sertaneja na região que, segundo Leonardo Nobrega, faz parte da identidade do município. “Nós lutamos para que ela continue viva”, afirma. “Com a Associação, conseguimos mais apoio e estrutura para continuar promovendo eventos como esse, que valorizam a cultura sertaneja”, completa.
Desde o ano passado, a prefeitura de Planaltina tem dado suporte à iniciativa. “Esse apoio tem sido fundamental para o crescimento e a consolidação do evento. A prefeitura e a Câmara têm entendido a importância desse movimento e isso faz toda a diferença”, destaca.

Novidades na programação
Leonardo espera uma boa participação tanto daqueles com montarias, quanto da comunidade que deverá acompanhar o trajeto. “É motivo de muito orgulho para a Associação de Comitivas estar presente nesse evento que mobiliza não só as comitivas da cidade, mas também as de fora e toda a população”, ressalta.
A segunda edição da Cavalgada trará novidades, como desfiles de cavalos, parceria com a Associação Comercial e Industrial de Planaltina (Aciapla) e comércio local, apresentações de cantores regionais e a tradicional Queima do Alho, um momento especial de confraternização e gastronomia típica dos tropeiros. “Esse ano, queremos proporcionar um evento ainda maior, com mais estrutura e melhores condições para os participantes. Teremos muitas surpresas para quem vier prestigiar”, conclui Leonardo Nobrega.
Leia também:
Planaltina de Goiás comemora 134 anos com atrações gratuitas e festival gastronômico